Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Fundos conseguidos na Europa têm "a marca de Portugal"

A líder parlamentar socialista, Ana Catarina Mendes, afirmou hoje que os montantes inéditos de fundos acordados na última cimeira europeia para responder à crise pandémica têm "a marca de Portugal", no debate parlamentar sobre o estado da nação.

Fundos conseguidos na Europa têm "a marca de Portugal"
Notícias ao Minuto

11:12 - 24/07/20 por Lusa

Política Estado da Nação

A deputada começou por criticar o PSD, pois "o que foi alcançado esta semana na Europa não pode passar em branco".

"É que aquilo que foi conquistado na Europa tem também a marca de Portugal porque Portugal mostrou, ao longo destes cinco anos, que era possível uma alternativa à austeridade e que, em crises, não se responde com cortes. Responde-se com proteção, com dinheiro", disse.

Para Ana Catarina Mendes, Portugal não pode "desperdiçar a oportunidade para, com estes fundos, modernizar a economia, que passa também pelo hidrogénio e o combate às alterações climáticas".

"Não podemos desperdiçar a oportunidade para melhorar a nossa integração na competitividade internacional. Não podemos desperdiçar a oportunidade de acelerar a transição digital", continuou.

A parlamentar socialista vincou, sobretudo, que o país não pode desperdiçar "a oportunidade para reduzir as desigualdades e eliminar a pobreza"

"Sim, essa é a nossa linha vermelha (eliminar a pobreza), reforçando ainda mais o estado social, revalorizando os serviços públicos, recuperando o persistente défice de qualificações, em particular das gerações de adultos já inseridos no mercado de trabalho", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório