Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

JSD vai a votos no domingo com novas regras adaptadas à Covid-19

A Juventude Social-Democrata (JSD) realiza este fim de semana o seu Congresso 'online' para escolher o futuro líder da estrutura, com os candidatos Alexandre Poço e Sofia Matos a disputarem os votos dos cerca de 600 delegados.

JSD vai a votos no domingo com novas regras adaptadas à Covid-19
Notícias ao Minuto

09:45 - 23/07/20 por Lusa

Política JSD

Habitualmente, a votação decorre presencialmente, no último dia do Congresso, mas a pandemia de covid-19 levou a 'jota' - estrutura autónoma do PSD - a fazer alterações no modelo habitual, numas eleições que chegaram a estar previstas para abril para disputar a sucessão da deputada Margarida Balseiro Lopes.

O XXVI Congresso Nacional da JSD vai decorrer entre sexta-feira e domingo por via telemática (à distância).

Já as votações serão descentralizadas, nas sedes de distrito, entre as 12:00 às 19:00 de domingo, sendo a máscara de proteção individual obrigatória para votar.

Presencialmente, apenas estarão na sede nacional da JSD os presidentes dos órgãos nacionais, um por sala, com um televisor, onde estará a ser transmitido o congresso através de uma plataforma informática.

Todos os delegados poderão falar através da plataforma para garantir a discussão.

A ordem de trabalhos do XXVI Congresso prevê, após a abertura, a apreciação do relatório de atividades da Comissão Política Nacional (CPN) para o mandato 2018-2020, seguindo-se a apresentação e discussão das propostas políticas setoriais e das moções de estratégia global para o mandato 2020-2022, a eleição dos órgãos nacionais da JSD e a aprovação da moção de estratégia global, antes do encerramento.

O congresso esteve inicialmente marcado para 17, 18 e 19 de abril, mas foi cancelado, com os dois candidatos à liderança a apelar na altura à responsabilidade dos jovens para evitar uma maior propagação do covid-19.

Em março, os dois candidatos, Alexandre Poço e Sofia Matos, decidiram cancelar todas as iniciativas de campanha presenciais, devido à pandemia.

Sofia Matos, 29 anos, é atualmente secretária-geral da JSD e foi mandatária nacional para a Juventude de Rui Rio na disputa interna pela liderança do PSD.

Natural da Trofa (Porto), a deputada, eleita pelo círculo do Porto nas legislativas de outubro, é advogada e também presidente distrital da JSD.

Alexandre Poço, 28 anos, natural de Oeiras (Lisboa) é consultor e um dos cinco vice-presidentes da JSD e líder da distrital de Lisboa desta estrutura.

Licenciado em Ciências da Comunicação, foi eleito deputado nas últimas legislativas por Lisboa. Nas recentes eleições internas do PSD, esteve inicialmente ao lado do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, tendo na segunda volta apoiado o antigo líder parlamentar Luís Montenegro.

A atual líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes, já completou 30 anos - idade limite para militar na 'jota', não se podendo recandidatar -, foi eleita em abril de 2018 e tornou-se então a primeira mulher a chefiar esta estrutura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório