Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PAN pede esclarecimentos sobre navio com centenas de animais a bordo

A embarcação, atracada no Porto de Sines, sofreu uma avaria há três dias. A situação foi denunciada por uma associação de defesa dos direitos dos animais.

PAN pede esclarecimentos sobre navio com centenas de animais a bordo
Notícias ao Minuto

11:44 - 17/07/20 por Mafalda Tello Silva

Política PAN

O grupo parlamentar do PAN questionou o Ministério da Agricultura, esta sexta-feira, sobre uma embarcação que se encontra há três dias atracada no porto de Sines, devido a uma avaria, com centenas de animais vivos a bordo, num momento em que o país está a passar por uma onda de calor. 

Tal como foi adiantado ontem pelo Notícias ao Minuto, o alerta para a situação foi dado pela Plataforma Anti Transporte de Animais Vivos (PATAV). Segundo o movimento cívico, o navio Holstein Expresshavia saiu, inicialmente, do Porto de Sines em direção a Israel. Contudo, momentos após a sua partida, a embarcação sofreu "uma avaria técnica" que a obrigou a fundear ao largo de Sines. As centenas de animais que estão a bordo estão no navio desde ocorreu o problema técnico.

Perante a denúncia, o PAN pede à tutela esclarecimentos quanto ao "número exato de animais a bordo" e exige saber se estes estão "acompanhados de pessoal certificado para o efeito" e se já "foram avaliados por um médico veterinário".

O partido liderado por André Silva quer saber também se a área onde os animais se encontram "está ventilada, se o navio foi inspecionado pela Direção-geral de Alimentação e Veterinária e qual o resultado dessa inspeção, e se estão a ser adotadas medidas que garantam "o bem-estar dos animais".

"Esta é uma situação absolutamente incompreensível”, defendeu, em comunicado, a líder parlamentar do PAN, Inês de Sousa Real, lembrando que a lei relativa ao regime jurídico dos animais estabelece que estes são "seres vivos dotados de sensibilidade" e que o regulamento relativo à proteção de animais durante o transporte "estabelece medidas para minimizar a duração da viagem”.

Paralelamente, a bancada parlamentar do PAN também já contactou a Administração do Porto de Sines, estando agora a aguardar "dados que permitam aferir qual o ponto da situação".

Na semana passada, o PAN anunciou que pretende dar entrada, já na próxima sessão legislativa, a uma iniciativa que visa promover o reforço do bem-estar animal aquando do seu transporte. "[De acordo com dados do Parlamento Europeu] todos os anos, milhões de animais são transportados em longas distâncias, entre países da União Europeia e para países terceiros, para reprodução, criação ou abate, assim como para competições e para o comércio de animais de estimação. Infelizmente, nem todos os animais chegam vivos ao local de destino e isso é algo que temos que garantir que não acontece”, apontou ainda Inês de Sousa Real.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório