Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Ninguém aceita troikas e há formas de compromissos que são possíveis"

António Costa esteve reunido, esta segunda-feira em Haia, com o homólogo holandês. À saída do encontro, o primeiro-ministro português admitiu que há "divergências", mas insistiu que "compromissos são possíveis" e disse ter sentido também "claramente" de Mark Rutte "uma grande vontade" nesse sentido.

"Ninguém aceita troikas e há formas de compromissos que são possíveis"
Notícias ao Minuto

19:45 - 13/07/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política António Costa

À saída de uma reunião com Mark Rutte, o principal rosto dos países frugais, cujas posições mais divergem das de Portugal em matéria orçamental, e no âmbito dos encontros bilaterais que tem mantido com outros líderes europeus antes do Conselho Europeu de sexta-feira e sábado em Bruxelas, António Costa confessou estar "mais confiante", mas "sem confiança num acordo", visto que, "ainda há vários pontos de divergência". 

Mas, reforçou, "não há nenhuma razão para esperar o que quer que seja". "Seria uma oportunidade perdida" os 27 não chegarem já a acordo na cimeira que tem início na sexta-feira, e reforçou que todas as partes devem ceder para ser possível um compromisso, estando disposto a fazer a sua parte, desde que países como a Holanda também cedam.

Para António Costa, "o que é importante é encontrarmos todos pontos de convergência possíveis e esses pontos podem encontrar-se de diversas maneiras (...) para que ninguém fique nas mãos dos caprichos de um só país, mas também que ninguém fique livre de cumprir ou deixar de cumprir os desafios comuns".

"Como temos dito este tem de ser um plano que não pode ser nem um cheque em branco nem uma nova troika" (António Costa)

O primeiro-ministro sublinhou ainda que "ninguém aceita troikas, ninguém aceita que seja um Governo a dizer como são as reformas nos outros países, ninguém aceita que um parlamento nacional, qualquer que ele seja, faça depender o que aconteça nos outros países, mas há formas de compromissos que são possíveis".

A proposta colocada sobre a mesa na passada sexta-feira pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, é um bom ponto de partida para um compromisso, e, escusando-se a revelar o teor da conversa com Rutte, o chefe do Governo português adiantou que começou a conversa com o primeiro-ministro holandês precisamente com um 'convite' a um entendimento em torno da mesma.

A proposta de Charles Michel reduz o orçamento plurianual 2021-2027 para 1,07 biliões de euros, mas mantém o Fundo de Recuperação nos 750 mil milhões, assim como o equilíbrio entre subvenções e empréstimos, prevendo que dois terços (500 mil milhões de euros) sejam canalizados para os Estados-membros a fundo perdido e o restante (250 mil milhões) na forma de empréstimos. Para 'agradar' aos países frugais, entre outras medidas o presidente do Conselho Europeu propõe a manutenção dos polémicos 'rebates', os 'descontos' de que beneficiam grandes contribuintes líquidos, como Holanda.

"Eu comecei a conversa aqui a dizer que era muito simples o nosso entendimento: se o primeiro-ministro Rutte concordasse com a proposta do presidente Michel, eu concordava com a proposta do presidente Michel; se ele não concordasse com a proposta do presidente Michel, eu não concordava com a proposta do presidente Michel", disse.

"E o que é que eu quero dizer com isto? É porque eu só posso aceitar a redução que o presidente Michel propõe do montante global do próximo quadro financeiro, se o Mark Rutte aceitar o montante que está previsto para o Fundo de Recuperação. Eu só posso aceitar discutir que se mantenham os 'rebates' se não for posto em causa a manutenção do montante da coesão ou do segundo pilar da PAC (Política Agrícola Comum). Portanto, se ambos aceitarmos a proposto, ótimo. Se nenhum aceitar a proposto, péssimo.

Sublinhando então que, "quando se quer um compromisso, temos de estar todos disponíveis para ceder alguma parte", António Costa realçou também que é necessário desfazer um equívoco, o de que se está a pedir a países como a Holanda que sejam solidários.

"É preciso compreender que o que está aqui em causa, ao contrário do que é muitas vezes referido, não é uma questão que exija solidariedade", disse, lembrando que a crise provocada pela Covid-19 constitui "um choque absolutamente simétrico, completamente externo, completamente inopinado", e que afeta todos, Holanda incluída, caso outras economias das quais depende entrem em recessão.

"Não é aceitável que, como alguns dos países frugais dizem, seja necessário impor certas condicionalidades para apoiar estes países com se fosse uma questão de solidariedade. Não é uma questão de solidariedade, é uma questão de racionalidade" (António Costa)

Apontando que Espanha e Itália, os dois países mais atingidos pela crise, "no seu conjunto representam qualquer coisa como 15% do valor do mercado interno", Costa notou que a Holanda, principal beneficiária do mercado interno, "precisa tanto que Itália e Espanha não estejam em recessão" como Portugal, que tem "Espanha como primeiro cliente, ou como a Espanha ela própria, que não quer estar em recessão".

"Portanto, é mesmo uma situação em que estamos todos perante o mesmo problema, e ou saímos todos ao mesmo tempo deste problema, ou ficamos todos no problema", advertiu.

Em resumo, Costa diz sair todavia "mais confiante" de Haia num acordo no Conselho Europeu de sexta-feira e sábado.

"Não saio daqui com a certeza de um acordo, porque há ainda vários pontos de divergência, mas senti claramente no primeiro-ministro Rutte uma grande vontade de que o acordo exista, e de preferência já, neste mês de julho. E acho que o próximo Conselho seria uma oportunidade perdida se não fizéssemos já o acordo. Todos concordamos que os dados estão em cima na mesa, não há qualquer razão para esperar pelo que quer que seja. Há simplesmente que encontrar a boa forma de compor as diferentes perspetivas que estão em cima da mesa", declarou.

De Haia, António Costa seguirá para Budapeste, onde será recebido na terça-feira pelo primeiro-ministro Viktor Orbán, outro homólogo que vai tentar "convencer". "Relativamente ao quadro financeiro plurianual, [Orbán] teve durante muito tempo uma posição idêntica à nossa. Relativamente ao plano de recuperação tem uma posição divergente da nossa e próxima de alguns dos países que entendem que deve haver sobretudo empréstimos e não transferências. E, portanto, se queremos unanimidade, temos de convencer todos", afirmou.

A 'rematar' as declarações do primeiro-ministro português aos jornalistas, ouviu-se subitamente uma saudação de alguém que passava de bicicleta, e que era nem mais nem menos que Rutte, a abandonar a residência oficial no seu meio de transporte habitual. "Bye, Mark!", respondeu Costa. Ambos têm novo encontro marcado para sexta-feira, em Bruxelas.

[Notícia atualizada às 21h51]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório