Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

BE pede ao Governo que promova auditoria independente à gestão da TAP

O BE propôs hoje ao Governo que promova "uma auditoria independente que identifique e quantifique todas as ações lesivas do serviço público tomadas pela gestão privada da TAP" avaliando, caso se justifique, "uma possível indemnização ao Estado".

BE pede ao Governo que promova auditoria independente à gestão da TAP
Notícias ao Minuto

14:24 - 10/07/20 por Lusa

Política TAP

Esta ideia tem vindo a ser defendida pelos bloquistas e foi mesmo um dos artigos do projeto de lei do BE para nacionalização da TAP, entretanto rejeitado na generalidade em 26 de junho deste ano.

Num projeto de resolução a que a agência Lusa teve acesso, o BE formaliza hoje a recomendação ao Governo para que seja realizada uma auditoria à gestão privada da TAP, proposta feita publicamente aquando da decisão final do Governo pela aquisição de 72% da companhia aérea.

"É, assim, fundamental levar a cabo uma auditoria à gestão privada para aferir as responsabilidades das más decisões que foram tomadas e, caso se justifique, avaliar uma possível indemnização ao Estado", refere o projeto.

Na perspetiva dos bloquistas, este mecanismo "é, neste momento, de extrema importância para obter todos os esclarecimentos de uma gestão que levantou demasiadas polémicas".

Por isso, a proposta do BE ao executivo socialista é que "promova uma auditoria independente que identifique e quantifique todas as ações lesivas do serviço público tomadas pela gestão privada da TAP -- SGPS".

Com base nesta auditoria, os bloquistas recomendam que seja "apurada a indemnização devida ao Estado pelos titulares de participações sociais da TAP -- SGPS".

O Governo anunciou na semana passada que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório