Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PSD 'chama' o ministro da Administração Interna ao Parlamento

O requerimento entregue esta quarta-feira diz respeito à "questão dos migrantes que têm desembarcado em Portugal".

PSD 'chama' o ministro da Administração Interna ao Parlamento
Notícias ao Minuto

17:50 - 08/07/20 por Notícias ao Minuto

Política Migrantes

O PSD quer ouvir o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. O requerimento foi entregue esta quarta-feira e visa a "questão dos migrantes que têm desembarcado em Portugal".

O PSD relembra, em comunicado enviado às redações, que desde "dezembro passado que cerca de cinco dezenas de jovens, vindos de Marrocos, têm vindo a ser intercetados em barcos de madeira na costa algarvia".

Dos 48 jovens que desembarcaram, pode ler-se ainda, "a imprensa tem vindo a noticiar que pelo menos 13 estão em 'paradeiro desconhecido' e outros têm escapado episodicamente das instalações em que se encontravam retidos”.

Os sociais-democratas recordam, em "sentido inverso do que dizem o ministro da Administração Interna e do ministro dos Negócios Estrangeiros", que “os Serviços de Informações reforçaram a sua preocupação com o impacto em Portugal de redes de imigração ilegal que estão a operar a partir de Marrocos”.

Logo após os primeiros casos que ocorreram em dezembro do ano passado, quando foram detetados oito jovens marroquinos na praia de Montegordo, “o SIS tinha advertido as autoridades e o Governo para a possibilidade de se estar a testar uma nova rota".

E para os serviços de informações, "o acolhimento proporcionado a estes migrantes - os quais foram aconselhados a pedir asilo - podia ser um fator de atração para as redes criminosas de imigração ilegal que operam naquela região do norte de África”, acrescenta o PSD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório