Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Açores está a "trabalhar" na carreira dos técnicos de diagnóstico

O Governo dos Açores disse hoje que a Secretaria da Saúde está a "trabalhar" para rever as carreiras dos técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica (TSDT), que reivindicam uma "carreira justa" na região.

Açores está a "trabalhar" na carreira dos técnicos de diagnóstico
Notícias ao Minuto

16:19 - 08/07/20 por Lusa

Política Governo dos Açores

O anúncio foi feito pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, que se dirigiu aos cerca de 40 profissionais presentes no protesto de hoje à porta da Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta, no Faial, onde decorre o plenário de julho.

"Não vim aqui anunciar soluções milagrosas, vim aqui apenas dizer, por uma questão de respeito e estando os senhores aqui, eu vim cá fora, [dizer que] estamos a trabalhar no assunto", afirmou o presidente do executivo açoriano, referindo-se às reivindicações apresentadas pelos TSDT.

Vasco Cordeiro referiu que irá ocorrer, em 31 julho, uma reunião entre a Secretaria da Saúde e os TSDT, uma informação que já tinha sido avançada à agência Lusa pelo vice-presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde (STSS), Fernando Zorro.

"Da nossa parte, a ideia é ter já o assunto completamente estudado e analisado para ver se é possível encontrar uma solução satisfatória", declarou o presidente do governo.

Vasco Cordeiro disse também ter recebido várias "exposições" sobre as reivindicações dos profissionais.

Os protestos dos TSDT decorrem no Faial, em São Miguel, na Terceira, em São Jorge e em Santa Maria e reivindicam uma revisão e descongelamento das carreiras, pedindo equiparação ao tratamento dado aos colegas da Madeira e do continente.

Os protestos são acompanhados por uma greve daqueles profissionais, que ronda os "100% de adesão" nos Açores, segundo o sindicato.

Nos Açores estão "a trabalhar na função pública cerca de 380 profissionais" técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, que estão atualmente "em oito" das nove ilhas do arquipélago, de acordo com o STSS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório