Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

PSD de Torres Vedras pede mais recursos para as autoridades de saúde

Os vereadores do PSD na Câmara de Torres Vedras pediram hoje mais recursos humanos para a unidade local de saúde pública, alertando que há atrasos nos inquéritos epidemiológicos da covid-19 por falta de meios.

PSD de Torres Vedras pede mais recursos para as autoridades de saúde
Notícias ao Minuto

17:58 - 07/07/20 por Lusa

Política Covid-19

"Torres Vedras devia ter 20 pessoas para uma população de 80 mil habitantes e só existem três", afirmou em conferência de imprensa o vereador Marco Henriques Claudino, após uma reunião de câmara, à porta fechada, que contou com a presença do delegado de saúde local.

Por falta de meios, as autoridades de saúde pública demoram em média "seis dias a identificar com quem esteve um caso positivo", alertou o social-democrata.

Para o PSD, a unidade local de saúde pública devia ser reforçada com mais meios humanos, numa altura em que o concelho, no distrito de Lisboa, está a atravessar "uma segunda vaga de contágio, mais complexa do que a primeira".

Na sequência do que foi reportado pela autoridade local de saúde pública, "existe transmissão comunitária" relacionada com vários contextos, desde contágio nos transportes públicos, contágio em ambiente familiar e no setor da construção civil.

Acresce o surto na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, com 18 doentes e nove profissionais infetados, de acordo com dados de hoje da instituição hospitalar.

Por comparação ao último domingo, na segunda-feira registaram-se mais sete novos casos, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje pelo município.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras conta com 130 casos de infeção, dos quais três morreram, 66 recuperaram e 61 se encontram ativos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 538 mil mortos e infetou mais de 11,64 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.629 pessoas das 44.416 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório