Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

PCP admite "ligeira redução" do comité central no congresso de novembro

O PCP admite uma "ligeira redução" do comité central a eleger no congresso nacional, em novembro, que também deve sofrer uma "natural renovação", foi hoje anunciado.

PCP admite "ligeira redução" do comité central no congresso de novembro
Notícias ao Minuto

12:29 - 02/07/20 por Lusa

Política Partidos

A hipótese de reduzir o comité central, atualmente com 144 elementos, segundo o "site" do PCP, é admitida no comunicado final da reunião deste órgão, realizada em 27 e 28 de junho, e publicado na edição de hoje do jornal oficial do partido, Avante.

O comité central do PCP, "considerando a experiência do trabalho de direção, deverá manter as suas características nomeadamente, no que diz respeito às suas competências e dimensão, admitindo-se que este possa ter uma ligeira redução", lê-se na versão integral do comunicado.

Na reunião do fim de semana foram aprovados "os critérios" para escolha dos futuros membros do comité central, que não são publicadas, nem nada diz sobre a escolha do secretário-geral, que, estatutariamente, é feita pela nova composição do órgão máximo dos comunistas, em congresso.

No entanto, em termos genéricos, é dito, no comunicado, que deve manter-se "uma ampla maioria de operários e empregados, com uma forte componente operária", devendo "integrar quadros do partido - funcionários e não funcionários - com responsabilidades no trabalho de direção, camaradas de empresas e locais de trabalho, dirigentes ou ativistas de organizações e movimentos de massas, que se destacam em várias áreas da vida nacional".

"A natural renovação deve ter presente uma composição que alie a participação de quadros com experiência à responsabilização de jovens, bem como de mulheres", segundo o comunicado.

E "deverá manter uma ampla maioria de operários e empregados, com uma forte componente operária", concluiu.

Apesar das restrições causadas pela pandemia de covid-19, desde março, a primeira fase da preparação do congresso, de discussão das "questões fundamentais" para o partido, "teve um largo número de reuniões e o contributo de muitos membros do partido".

O XXI congresso do PCP realiza-se em 27, 28 e 29 de novembro de 2020 no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, sob o lema "Organizar, Lutar, Avançar - Democracia e Socialismo".

Uma resolução aprovada em março define o calendário de debate interno que, numa primeira fase, até ao final de maio, em que estava previsto fazer uma "discussão em todo o partido das questões fundamentais a que o congresso deve dar resposta" e sobre "as matérias estruturantes a integrar nas Teses - Projecto de Resolução Política a partir das questões, tópicos e linhas" lançados pelo comité central.

A segunda fase prolonga-se até ao fim de agosto para serem "elaboradas as Teses", tendo "em conta o debate e as contribuições recolhidas na primeira fase".

Uma terceira fase decorre até ao fim do mês de setembro, "após a publicação dos documentos no 'Avante'", que, nessa altura, "deverá abrir um espaço dedicado à intervenção dos militantes", realizando-se também as "reuniões plenárias e assembleias das organizações do partido para o debate das Teses" e para a "eleição dos delegados".

Sobre o seu futuro, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, 73 anos, nada tem dito de definitivo quanto a uma eventual saída, afirmando apenas que a questão da liderança "não será um problema".

"Em relação ao futuro, o partido o dirá, com a minha opinião, obviamente", afirmou numa entrevista ao Público e Rádio Renascença em 24 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório