Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Titulares socialistas europeus do Turismo apelam a relançamento do setor

Os cinco responsáveis governamentais do Turismo que integram o Partido Socialista Europeu (PSE), incluindo a secretária de Estado Rita Marques, apelaram hoje a um relançamento coordenado do setor, seriamente tocado pela pandemia da Covid-19.

Titulares socialistas europeus do Turismo apelam a relançamento do setor
Notícias ao Minuto

10:43 - 02/07/20 por Lusa

Política Pandemia

Os titulares da pasta do Turismo de Espanha, Itália, Malta e Portugal assinaram hoje uma declaração conjunta em que apelam a que o novo instrumento de recuperação - Next Generation EU -- apoie o setor e as regiões afetadas pela crise da covid-19.

A declaração do PSE defende ainda uma reabertura não discriminatória das fronteiras que tenha como base um processo comum europeu e não acordos bilaterais.

Os signatários, incluindo a secretária de Estado do Turismo portuguesa, Rita Marques, apelam a um relançamento coordenado do turismo europeu e realçam a necessidade de uma campanha de promoção que faça aumentar a visibilidade da Europa como um destino turístico.

O Conselho da UE, que reúne os 27 Estados-membros, aprovou uma lista de 15 países aos quais será permitido retomar viagens "não indispensáveis" para a Europa, mais de três meses depois do maior encerramento de fronteiras da história da União, motivado pela pandemia de covid-19.

Alguns Estados-membros da União Europeia começaram quarta-feira a reabrir as fronteiras externas, mas, se uns levantam as restrições aos 15 países da lista europeia, outros reabrem apenas a alguns e juntam-lhes países que não figuram na lista.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 512 mil mortos e infetou mais de 10,56 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.579 pessoas das 42.454 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório