Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Parlamento aprova reforço da rede de vigilância epidemiológica

O parlamento aprovou hoje por unanimidade uma proposta do PAN para reforço da rede de vigilância epidemiológica nacional, na votação na especialidade das alterações ao Orçamento Suplementar.

Parlamento aprova reforço da rede de vigilância epidemiológica
Notícias ao Minuto

18:09 - 01/07/20 por Lusa

Política OE2020

De acordo com a proposta do PAN, o Governo garante, em 2020, "a implementação de uma rede de vigilância epidemiológica robusta capaz de prevenir, despistar, avaliar, isolar, conter, monitorizar e apoiar todas as entidades da comunidade, em estreita articulação com os serviços de saúde locais e nacionais".

A proposta do PAN, que foi aprovada por unanimidade, refere ainda que, para o reforço da rede, o Governo "identifica as necessidades existentes de profissionais especialistas em saúde pública nos diversos ACES [Agrupamentos de Centros de Saúde]".

Na proposta, está ainda descrito que o executivo "elabora um plano calendarizado de integração" dos profissionais dos ACES "que abranja todo o território nacional".

No objetivo da proposta, o PAN refere que durante a pandemia de covid-19 "foi necessário interromper ou suspender muitas das atividades igualmente importantes em saúde", com consequências "nas listas de espera, no agravamento do estado de saúde de doentes, no desgaste acrescido dos profissionais e serviços".

"Assim, não pode a saúde pública depender da retirada de outros profissionais dos seus campos de atuação prioritária, pelo que devem ser reforçadas as atuais equipas de intervenção em Saúde Pública" dedicadas à "avaliação e vigilância epidemiológicas", defende o partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório