Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Cerca sanitária em Lisboa? "Não vi Salvador Malheiro a dizer isso"

Presidente do PSD falou aos jornalistas após o encontro que manteve esta tarde com Marcelo Rebelo de Sousa. "Vi-o a dizer que são precisas medidas mais musculadas aqui na Área Metropolitana de Lisboa, e nisso eu concordo", asseverou sobre o Presidente da Câmara de Ovar.

Cerca sanitária em Lisboa? "Não vi Salvador Malheiro a dizer isso"
Notícias ao Minuto

19:22 - 23/06/20 por Notícias Ao Minuto

Política Rui Rio

Rui Rio, falou aos jornalistas após o encontro que manteve esta tarde com o Presidente da República Marcelo rebelo de Sousa. O líder do PSD afirmou sobre a situação sanitária que "obviamente se agravou nos últimos dias na Área Metropolitana de Lisboa" mas que "se não houver o devido cuidado, dado o efeito multiplicador que a área tem sobre o país, a coisa pode-se agravar também ao país todo"

Assim, considerou, "impõem-se medidas mais musculadas, algumas o Governo já tomou". Agora, prosseguiu Rui Rio, "o que me parece importante é que as medidas não sejam avulsas, e isso têm sido um pouco, sejam medidas mais coerentes e mais firmes", acrescentando que "é de uma maneira um dia e noutro dia é de outra maneira e isso confundiu um bocado as pessoas". 

"Medidas firmes, um pouco mais musculadas, mas coerentes, com um discurso político em torno delas que também tem de ser coerente, que é, por um lado a Economia não pode parar, mas, por outro lado, não é possível deixar de ter todos os cuidados que é possível ter", resumiu o Presidente do PSD

Em situações de lazer "agrupamentos de muitas pessoas não pode ser", disse ainda, concordando com o número máximo de dez indivíduos definido para Grande Lisboa. Já em situações de trabalho defende "a mesma coisa", sendo que nestas "não se pode evitar". 

Rui Rio defendeu um "discurso que mostre aos portugueses que temos de trabalhar, se cumprirmos as regras vai melhorar, mas não podemos facilitar". 

Cerca sanitária em Lisboa? 

Questionado pelos jornalistas em Belém sobre uma eventual sugestão de Salvador Malheiro para a criação de uma cerca sanitária em Lisboa, o líder da oposição asseverou que "não vi o Presidente da Câmara de Ovar a dizer isso". "Vi-o a dizer que são precisas medidas mais musculadas aqui na Área Metropolitana de Lisboa, e nisso eu concordo"

Salvador Malheiro disse para "tomar a mesma atitude que tomaram com Ovar", mas as "decisões são elas e as circunstâncias e, portanto, é óbvio que deve ser feito da mesma forma que foi feito em Ovar atendendo às circunstâncias. Uma cidade relativamente pequena se for fechada tem um efeito multiplicador sobre o país muito menor que a capital do país", evidenciou. "Estou de acordo com ele porque ele não disse que se devia fechar exatamente igual ao que se fez em Ovar, porque as coisas são diferentes". 

TAP. Rio defende "controlo privado da empresa"

Esclarecendo que "não defende o controlo público da empresa", o líder da oposição esclareceu que está do lado de um "controlo privado da empresa". Mas "não defendo o controlo privado da empresa quando é o público que lá tem de meter dinheiro"

Para Rui Rio, a situação decorrente da providência cautelar interposta está relacionada com um "erro crasso da TAP" que foi "olhar para o país numa visão paroquial e regional, e assumir-se uma empresa regional que só olha aqui para uma região do país, por mais importante que ela seja"

De recordar que o Supremo Tribunal Administrativo aceitou, esta terça-feira, a providência cautelar interposta pela Associação Comercial do Porto para tentar evitar a injeção de 1,2 mil milhões de euros do Estado na companhia aérea. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório