Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Açores: Professor José Azevedo lidera lista de candidatos do Livre

O professor universitário José Manuel Azevedo é o cabeça de lista do Livre às eleições legislativas regionais dos Açores, anunciou o partido.

Açores: Professor José Azevedo lidera lista de candidatos do Livre
Notícias ao Minuto

13:31 - 22/06/20 por Lusa

Política Eleições

Militante do Livre/Açores, o docente reside na região há 33 anos e é membro do partido desde 2014, tendo integrado a sua direção entre 2018 e 2020. Atualmente é membro da assembleia do Livre, o órgão máximo entre congressos.

De acordo com a nota de imprensa do partido, o Livre encerrou no domingo o processo de primárias abertas para escolha dos seus candidatos às eleições legislativas regionais de 2020, que começou em 23 de maio.

Após a votação para ordenação da lista, são candidatos à Assembleia Legislativa Regional, além de José Manuel Azevedo, Florbela Carmo, Fernanda Carvalho, Diamantino Henriques, Nuno Rolo, Ruben Nunes e Sérgio Moniz.

O Livre vai agora concluir o seu manifesto eleitoral, o qual será discutido e aprovado no seu congresso regional, a ter lugar no final de julho.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse em 23 de maio que vai marcar a data das eleições regionais dos Açores mediante a evolução da pandemia da covid-19 "em junho e julho".

"Eu não queria antecipar, porque vou receber os partidos no mês que vem, em junho, na transição de junho para julho, para os ouvir sobre a convocação das eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores", afirmou.

Nas eleições legislativas regionais - ainda sem data definida pelo Presidente da República - são escolhidos os 57 deputados que terão assento no parlamento açoriano, por nove círculos eleitorais, um por cada ilha dos Açores e um círculo regional de compensação.

A data em que se realizam é definida pelo Presidente da República, com a antecedência mínima de 60 dias, ou, em caso de dissolução, com a antecedência mínima de 55 dias.

As legislativas regionais decorrem tradicionalmente num domingo entre 28 de setembro e 28 de outubro.

No final de abril, os partidos nos Açores admitiam como único motivo para um eventual adiamento das legislativas regionais deste ano a manutenção de restrições no âmbito da pandemia, mas apontavam diferentes opiniões sobre o momento para essa reflexão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório