Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Castelo Branco. PSD estranha demora na nomeação da nova direção da ULS

O PSD manifestou hoje estranheza por o novo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco ainda não ter sido nomeado, apesar de já terem passado vários meses desde a saída do seu presidente.

Castelo Branco. PSD estranha demora na nomeação da nova direção da ULS
Notícias ao Minuto

11:27 - 18/06/20 por Lusa

Política PSD

"A Comissão Política Distrital do PSD Castelo Branco estranha e repudia veementemente que, passados vários meses desde o fim do mandato do Conselho de Administração da ULS em 31/12/2019 e desde a saída do seu presidente, Dr. Vieira Pires, por limite de idade, ainda não tenham sido nomeados os respetivos substitutos", refere aquela estrutura partidária em comunicado enviado à agência Lusa.

O PSD sublinha que, sendo esta saída previsível, se deveria ter acautelado que não houvesse um "impasse diretivo", "sobretudo num contexto tão difícil [como o da pandemia covid-19], a exigir decisões essenciais na área da saúde pública e uma liderança forte, capaz de assumir um caminho de esperança e dinamização".

"Mesmo admitindo que a nomeação do novo conselho de administração deverá seguir a sua devida tramitação, haveria que assegurar o bom funcionamento da ULS. Pelo contrário, é manifesto que não só não foi assegurada a continuidade do bom funcionamento da ULS, como a situação que atualmente se vive na instituição tem gerado descontentamento junto dos profissionais", acrescenta.

Os sociais-democratas classificam a situação de "preocupante" e "avassaladora", fundamentando que "nenhuma instituição pode funcionar bem sem a mobilização dos seus quadros".

"O peso da responsabilidade tem recaído sobre um conjunto de pessoas destituídas da autoridade dada pelo Ministério da Saúde para liderar processos de gestão e sem o poder de decisão e de liderança que um presidente de conselho de administração sempre teria".

De acordo com o PSD, "parece que, neste momento, as decisões são tomadas com a noção de provisório a pairar sobre a cabeça de quem decide, conforme já foi constatado pelo Sindicato de Enfermeiros no início de junho".

"Um conselho de administração em substituição não pode ser responsabilizado por decisões que não toma, nem se pode responsabilizar pelas decisões tomadas. Neste processo, não se pode escamotear a responsabilidade do Ministério da Saúde, que tem menosprezado uma unidade de saúde com um papel fundamental no interior do país, o mesmo interior cuja defesa os socialistas tanto propalam mas que, nos momentos decisivos, quando é mesmo precisa uma atitude por parte de quem atualmente governa, fica patente a incúria, o desinteresse, o assobiar para o lado e deixar o tempo correr, não se sabe bem à espera do quê", acrescenta o PSD.

Sublinhando que a situação de "impasse e verdadeira indefinição" em nada beneficia a qualidade dos serviços de saúde daquela região, a distrital do PSD também exige "acerto e rapidez na escolha do futuro conselho de administração da ULS de Castelo Branco".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório