Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Santos Silva: Posição de Portugal sobre a China consonante com NATO e UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que a posição de Portugal sobre a China é consonante com as da NATO e da União Europeia, que vê Pequim como "um parceiro", "um competidor", mas também "um rival sistémico".

Santos Silva: Posição de Portugal sobre a China consonante com NATO e UE
Notícias ao Minuto

20:31 - 09/06/20 por Lusa

Política Augusto Santos Silva

"A nossa posição é ao mesmo tempo a posição da NATO e a posição da UE, que são as organizações a que pertencemos", disse Augusto Santos Silva, em resposta a uma questão do CDS na comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República.

Quanto à NATO, o ministro referiu que a declaração feita na segunda-feira pelo secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, diz que "a ascensão da China representa uma mudança no panorama geopolítico a que a NATO deve estar atenta".

Quanto à UE, acrescentou, "é sabido como" os 27 a caracterizam: "É um nosso parceiro nas agendas multilaterais, designadamente do clima, é um nosso parceiro negocial em áreas que são de interesse comum e em que há convergência, é um nosso competidor económico e é um nosso rival sistémico quanto aos modelos de governação".

"Maior clareza não há", considerou, admitindo que "o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal "não está todos os dias a dizer que a China é um rival sistémico" porque tem de ter em conta "os interesses de Portugal".

"É aliás isso que explica que a transição na região cuja transição nós negociámos seja menos turbulenta do que noutras", disse, referindo-se a Macau, por oposição Hong Kong.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório