Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PS/Madeira vai propor medidas de incentivo a produções tipicas da região

O grupo parlamentar do PS na Assembleia da Madeira mostrou-se hoje preocupado com a queda das culturas típicas regionais, nomeadamente a cerejeira, e propõe um aumento de incentivos ao setor.

PS/Madeira vai propor medidas de incentivo a produções tipicas da região
Notícias ao Minuto

15:53 - 06/06/20 por Lusa

Política Câmara de Lobos

"Mais uma vez a produção de cereja regista uma quebra da produção e os agricultores e suas famílias uma quebra significativa nos rendimentos", declarou a deputada socialista Elisa Seixas no âmbito de uma ação partidária realizada na freguesia do Jardim da Serra, no concelho de Câmara de Lobos.

Esta localidade é conhecida pela produção de cereja e os elementos do grupo parlamentar estiveram a contactar com os produtores de cereja e a constatar as suas "reais dificuldades, em consequência da quebra de produção".

"Este não é um problema pontual, embora este ano esteja a ser particularmente mau. Pior que este, e nos anos mais recentes, só o de 2016, devido aos incêndios", apontou a parlamentar socialista insular.

Elisa Seixas argumentou que" embora esta seja uma cultura característica de várias zonas na Madeira, nomeadamente no concelho de Câmara de Lobos, com a cereja do Curral das Freiras ou do Jardim da Serra, não existe uma estratégia governativa na área da agricultura que valorize a produção".

No seu entender, esta lacuna "encare o problema de perda progressiva de produção e de rendimento dos agricultores e das famílias que dependem desta cultura", defendendo uma "solução integrada para resolver o problema de forma sustentada".

A porta-voz da iniciativa sustentou que o governo da Madeira deve "reconhecer este problema e identificar as causas da morte das cerejeiras e a quebra progressiva da produção" na região.

Para o efeito, acrescentou, o PS/Madeira vai apresentar na Assembleia Legislativa da Região um projeto de resolução, com o objetivo de propôs a concessão de "um apoio direto ao produtor pela quebra do rendimento, mas também a valorização da cereja regional, nomeadamente através da denominação de origem protegida e da seleção de variedades regionais", referiu.

"O que propomos é uma verdadeira política agrícola, uma estratégia que ultrapasse os problemas no setor que, por inércia, se repetem ano após ano para desespero de quem sobrevive da agricultura", enfatizou.

Elisa Seixas argumento que a proposta legislativa também vai contemplar "a criação de medidas de incentivo às culturas típicas da Região, como é o caso da cerejeira, em associação com outras igualmente tradicionais, promovendo a expansão de culturas onde elas são características apoiando a especialização local dentro da biodiversidade paisagística e a resiliência do sistema".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório