Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PSD de Viana do Castelo diz nunca ter denegrido funcionários municipais

O PSD de Viana do Castelo garantiu hoje que, "em nenhum momento, denegriu ou teve a intenção de atingir o bom nome de funcionários municipais", reagindo a um voto de protesto aprovado pela maioria PS na Câmara.

PSD de Viana do Castelo diz nunca ter denegrido funcionários municipais
Notícias ao Minuto

11:35 - 05/06/20 por Lusa

Política Viana do Castelo

Em comunicado hoje enviado às redações, a concelhia social-democrata liderada por Eduardo Teixeira, repudiou o voto de protesto aprovado, na quinta-feira, em reunião camarária, referindo que "o único propósito" da maioria é o de criar "inexplicáveis subterfúgios" para "tentar desviar as atenções da auditoria financeira exigida pelo PSD nas últimas semanas, em virtude dos sucessivos erros na contratação pública que têm vindo a ser detetados".

Para o também deputado do PSD na Assembleia da República, "os motivos invocados" naquele documento "mostram-se totalmente esvaziados de qualquer espécie de projetos para a cidade".

Na quinta-feira, em reunião ordinária do executivo municipal a maioria socialista na Câmara de Viana do Castelo aprovou um voto de repúdio, proposto pelo presidente José Maria Costa, pelas afirmações que Eduardo Teixeira publicou nas redes sociais, a propósito de erros de digitação detetados em contratos da autarquia que os socialistas consideram que "atingem o bom nome" de funcionários, dirigentes e serviços municipais.

Em causa estão alegados comentários que o deputado e líder da concelhia do PSD publicou, no dia 26 de maio, nas redes sociais com "insinuações, atos intimidatórios aos funcionários Municipais, serviços municipais e Câmara Municipal".

"Para dissipar quaisquer dúvidas que estas manobras de diversão possam provocar aos menos atentos, em nenhum momento o PSD denegriu ou teve a intenção de atingir o bom nome de funcionários, dirigentes ou empresários de Viana do Castelo, que nem sequer foram concretamente, por nós, identificados", esclarece a concelhia do PSD.

A estrutura local do PSD destaca que "sempre valorizou e, sem qualquer espécie de falso pudor, o profissionalismo, a dedicação e o excelente desempenho dos funcionários municipais bem como igualmente saúda todos os empresários que prestam ou tiveram a oportunidade de prestar serviços à autarquia".

"Tal e qual toiro picado, mais uma vez, o presidente da Câmara dá murros na mesa, centrando toda a sua raiva e histeria num único alvo e em contínuos ataques pessoais. Saliente-se que as sucessivas investidas do senhor presidente e do PS de Viana do Castelo são medalhas para o PSD, qual forcado que agarra o rábico pelos cornos. Significa que o PSD está no bom caminho", sustenta a nota.

O voto de repúdio e protesto da maioria socialista na autarquia mereceu a abstenção da vereadora da CDU, Cláudia Marinho, e a rejeição dos dois vereadores do PSD. Hermenegildo Costa disse que iria remeter o documento para a presidência da concelhia do partido. Já Cristina Veiga referiu "não concordar com o teor do voto de protesto e repúdio", e sublinhou que "em momento algum os vereadores do partido na autarquia aturam na linha de denegrir e difamar funcionários públicos".

"Nunca assumimos essa linha", reforçou. A posição de Cristina Veiga levou o autarca socialista a pedir que a sua afirmação fosse incluída em ata.

O voto aprovado na quinta-feira "vai ser enviado aos funcionários municipais, Assembleia Municipal, sindicatos, Assembleia da República e comissão ética do parlamento e aos grupos parlamentares".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório