Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Verdes querem mais oferta de transportes públicos

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) defendeu hoje que "é imperioso" reforçar a oferta de transportes públicos, em tempos de desconfinamento devido à pandemia de covid-19 e em que se pede "distanciamento social" às pessoas.

Verdes querem mais oferta de transportes públicos
Notícias ao Minuto

16:21 - 03/06/20 por Lusa

Política Covid-19

"Se exigimos às pessoas o distanciamento social, é preciso garantir que as pessoas tenham condições para respeitar essas regras e por isso torna-se imperioso reforçar a oferta de carreiras e de horários nos transportes públicos, dada a regra de diminuição da lotação", afirmou o deputado José Luís Ferreira, no debate quinzenal com o primeiro-ministro, no parlamento.

António Costa respondeu com números de reposição de serviços e de procura.

No caso da CP, já foi garantida a "reposição da oferta a 100% [nos comboios] urbanos, 45% nos Alfas e 53% nos [comboios] intercidades", enquanto a ocupação nas linhas urbanas ronda entre os 13% e os 23%.

Quanto à Transtejo e Soflusa, a oferta foi reposta em 74% e a procura ronda os 34%, acrescentou.

José Luís Ferreira afirmou ser necessário criar "condições para uma mobilidade activa e suave", como é o caso da bicicleta, de que hoje se assinala o dia nacional.

António Costa afirmou que, "pela primeira vez, foi aprovada uma estratégia nacional para a mobilidade ciclável, que é de âmbito nacional" e tem por objetivo "incentivar o uso da bicicleta".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório