Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rui Rio apresenta hoje programa de recuperação económica do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta esta quarta-feira o "programa de recuperação económica" do partido, ainda antes de ser conhecido o programa de estabilização económica e social do Governo, que será aprovado no Conselho de Ministros na quinta-feira.

Rui Rio apresenta hoje programa de recuperação económica do PSD
Notícias ao Minuto

06:15 - 03/06/20 por Lusa

Política PSD

Além de Rui Rio, apresenta o plano o presidente do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, que é também o porta-voz social-democrata para a área das finanças públicas.

A prioridade do PSD para recuperar a economia na sequência da crise causada pela pandemia de covid-19 será a criação de incentivos fiscais para a captação de investimento estrangeiro e a capitalização de empresas, e não a redução de impostos que propôs no seu programa eleitoral, de acordo com o semanário Expresso.

Durante o pico da pandemia, o PSD foi apresentando algumas medidas que classificou como de emergência, como o pagamento das dívidas do Estado a fornecedores (que rondariam os 4 a 5 mil milhões de euros) ou o alargamento das linhas de crédito às empresas, que inicialmente eram apenas de 3 mil milhões de euros.

Em maio, os sociais-democratas propuseram um instrumento de mil milhões de euros para capitalizar empresas com dificuldades financeiras ou em risco de falência e a criação de um regime jurídico especial para que pequenas e médias empresas pudessem vender os seus créditos fiscais com "desconto", recebendo no imediato uma injeção de liquidez.

Na semana passada, o PSD apresentou 26 propostas para a área social, entre as quais o prolongamento do 'lay-off' simplificado até ao final do ano e um subsídio de caráter eventual para as famílias fazerem face a despesas essenciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório