Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Joacine recomenda ao Governo reforço da oferta de transportes públicos

A deputada Joacine Katar Moreira entregou hoje projetos de resolução que recomendam ao governo o reforço da frequência e oferta de transportes públicos e estímulos à "mobilidade ativa", como medida de combate às desigualdades em tempo de pandemia.

Joacine recomenda ao Governo reforço da oferta de transportes públicos
Notícias ao Minuto

18:58 - 02/06/20 por Lusa

Política Joacine

Num dos projetos de resolução, a deputada não inscrita recomendou o aumento da oferta e frequência dos transportes públicos, o aumento das carrugagens nos comboios e o recurso a autocarros de turismo de momento sem utilização, considerando que "apostar na melhoria e capacitação dos transportes públicos é também uma medida de combate às desigualdades".

Joacine elogiou o alargamento no acesso a estes transportes encetado pelo executivo mas alerta que "peca pela demora" e assinala que a oferta não corresponde à procura, situação que se torna ainda mais crítica no contexto da pandemia da covid-19.

Para aliviar a pressão nos transportes públicos, a deputada sugere igualmente a criação de um "plano urgente de estímulo à mobilidade ativa" que passaria pela gratuitidade de bicicletas ou por um programa de incentivos financeiros ou fiscais, "tais como remuneração por quilómetro percorrido em bicicleta" no trajeto pendular e a "possibilidade de desconto da compra no IRS".

Joacine Katar Moreira avança ainda com um conjunto de medidas que visam melhorar a qualidade do ar, alegando que existe uma "natureza indestrinçável" entre os problemas sociais e os ambientais "como agentes impactantes na saúde dos que são mais vulneráveis, isto é, as crianças, os idosos, mas também os migrantes, as pessoas em situação de sem abrigo e as pessoas economicamente mais desfavorecidas".

A deputada não inscrita sugere um reforço das medidas para reduzir a poluição atmosférica, tais como o investimento na rede de estações de monitorização do ruído e da qualidade do ar, restrições no uso de transportes poluentes ou a implementação de medidas com vista à plantação "em larga escala" e a preservação de árvores adultas nas zonas urbanas.

Por fim, Joacine propõe ao executivo socialista um conjunto de medidas incluídas num plano de ação para a "redução drástica de resíduos", que passariam pela sensibilização da comunidade em produzir menos lixo (e não apenas reciclar) ou pela inspeção periódica das condições de funcionamento dos aterros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório