Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"A sorte vai proteger Portugal no duplo combate que vivemos"

O Presidente da República marcou presença na homenagem aos Bombeiros Portugueses, este sábado, e deixou uma palavra de esperança aos profissionais e a todos os portugueses.

"A sorte vai proteger Portugal no duplo combate que vivemos"
Notícias ao Minuto

12:26 - 30/05/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Bombeiros

Na homenagem aos Bombeiros Portugueses, que decorreu este sábado, no Cemitério dos Prazeres, e contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa, o Chefe de Estado deixou umas palavras de agradecimento pelo serviço prestado por estes profissionais.

"A presença dos órgãos de soberania no dia devotado aos bombeiros serve para mostrar que, tal como estivemos e estamos unidos no combate à pandemia, estamos e estaremos unidos no combate aos incêndios", começou por referir o Presidente da República.

O sentimento é de agradecimento, pela forma como estes profissionais se preparam para "a fase difícil" e pela forma como "trabalharam em duas frentes de combate". 

Numa altura em que o mundo enfrenta uma crise de saúde devido à pandemia de Covid-19, o Chefe de Estado destaca a importância "do voluntariado". "Como não recordar o voluntariado antes do voluntariado dos nossos dias. A dedicação dos Bombeiros de Portugal todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os anos. Sacrificando a sua vida, a sua família, a sua vida comunitária. Sempre, sempre disponíveis", enalteceu. 

Marcelo Rebelo de Sousa finalizou o seu agradecimento com uma mensagem de esperança. "A sorte ajuda os audazes e vós sois audazes. A sorte vai ajudar-vos e proteger-vos nestes próximos meses. Vai proteger as gentes de Portugal no duplo combate em que estamos envolvidos", reiterou o Chefe de Estado.

"Só protege quem está protegido", alerta António Costa

O primeiro-ministro António Costa admitiu que, além do combate aos incêndios, os bombeiros enfrentarão este ano um outro risco: "O risco do contágio no teatro das operações, na preparação das forças, na sua movimentação no contacto entre todos, porque o combate aos incêndios é um trabalho de equipa e esse exige proximidade".

"O lema que sempre tivemos é que só protege quem está protegido. Quero deixar um apelo: não descurem a vossa própria proteção, só estando protegidos nos podem proteger a todos nós", afirmou, classificando os bombeiros como "a espinha dorsal" do sistema de proteção civil.

Sempre acompanhados do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, Marcelo Rebelo de Sousa e Antonio Costa - que não fizeram declarações sobre outros temas da atualidade - estiveram hoje de manhã primeiro no cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde visitaram um monumento dedicado à memória dos bombeiros municipais, datado de 1875, depositando coroas de flores no talhão dos sapadores bombeiros da capital.

Em seguida, visitaram a Liga dos Bombeiros Portugueses, onde foram recebidos pelo seu presidente, Jaime Marta Soares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório