Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

PAN Lisboa propõe criação de apoios para famílias carenciadas com animais

A proposta pretende sensibilizar o Governo para a situação, maioritariamente, de pessoas idosas ou em situação de sem-abrigo que têm animais à sua guarda.

PAN Lisboa propõe criação de apoios para famílias carenciadas com animais
Notícias ao Minuto

19:10 - 27/05/20 por Notícias Ao Minuto

Política Covid-19

Foi aprovada, esta terça-feira, na Assembleia Municipal de Lisboa, uma moção do PAN que pretende que o Governo "conceda apoios financeiros às autarquias para prestarem apoio às famílias carenciadas, como pessoas em situação de sem-abrigo e ou idosas, detentores de animais".

A proposta - que foi aprovada por maioria, com o voto contra do PCP e a abstenção do PEV e de três deputados independentes - detalha que estes apoios devem ser realizados em parceria com associações de proteção animal, "implementando programas municipais" que garantam que as pessoas mais carenciadas têm acesso a "cuidados médico-veterinários, alimentação e abrigos para os seus animais".

A moção foi desenhada com o propósito de dar resposta a um problema já existente e que "foi agora agravado com a crise provocada pela Covid-19":

"[A pandemia] está a ter um impacto dramático no orçamento de milhares de famílias portuguesas, das quais mais de metade detêm animais de companhia. A par desta realidade, somam-se os apelos por todo o país relativos ao aumento do abandono de animais e dificuldade com as despesas de alimentação, bem como da falta de meios por parte das associações de proteção animal, que viram os seus donativos e número de voluntários diminuir face ao surto do novo coronavírus".

Com esta proposta, o PAN espera sensibilizar o Governo para "a necessidade de reforçar as verbas que permitam" que as autarquias garantam "uma resposta mais integrada no apoio às famílias e pessoas carenciadas, assegurando os cuidados dos seus animais".

"Esperamos que este seja mais um sinal positivo de que estamos no caminho certo para um país mais amigo dos animais e dos seus tutores”, aponta a deputada do PAN, Inês de Sousa Real, num comunicado do partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório