Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Arrancam primárias abertas no Livre para as eleições Regionais dos Açores

O partido liderado por Rui Tavares continua a apostar neste tipo de processo para selecionar os seus candidatos para eleições.

Arrancam primárias abertas no Livre para as eleições Regionais dos Açores
Notícias ao Minuto

16:05 - 24/05/20 por Mafalda Tello Silva

Política Livre

O Livre anunciou, este sábado, que estão abertas as candidaturas "para as primárias às eleições para deputados à Assembleia Regional dos Açores", que decorrem este ano. 

Sob o lema 'A democracia precisa de ti', o partido sublinha que a estrutura política continua a acreditar que "devem ser os cidadãos a escolher os seus candidatos ao Parlamento, em vez de estes serem escolhidos pela direção do partido", um método já habitual na escolha dos representantes do partido, que mais recentemente levou à escolha de Joacine Katar Moreira para cabeça de lista por Lisboa nas eleições legislativas passadas. 

"Acreditamos que devolver o poder aos cidadãos é a única forma de resolver os múltiplos problemas com que nos defrontamos, da calamidade planetária às crises de saúde pública", pode ler-se numa nota divulgada no site do Livre. 

Assim, qualquer cidadão que "se identifique com os ideais" do partido "pode e deve apresentar a sua candidatura", sendo que qualquer pessoa residente nos Açores também "pode participar na votação" das mesmas.

É requerido que o candidato tenha "capacidade eleitoral em Portugal", que seja "capaz de interpretar na prática" o programa do partido, ajudando a "levá-lo a cabo" e que se comprometa "com o Código de Ética do Livre". 

O processo de candidaturas está aberto até dia 8 de junho

"O Livre quer democratizar e abrir a política aos cidadãos. Por isso, fazemos eleições primárias para selecionar as pessoas que irão representar o partido e defender os seus princípios e propostas nas eleições. (...) Ao recorrermos a processos originais, mais abertos e pouco replicados por outros partidos, estamos sempre a repensá-los e a aperfeiçoá-los por forma a que cada processo de primárias corra melhor que o anterior, melhor concretizando os nossos objetivos de representação, democratização e abertura. Estamos em constante aprendizagem e, por isso, também nestas primárias para a escolha dos candidatos a deputados regionais foram inseridos melhoramentos no processo", é ainda referido no site do partido. 

Recorde-se que, este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa disse que ia marcar a data das eleições regionais dos Açores, que deverão acontecer em outubro, mediante a evolução da pandemia de covid-29 "em junho e julho".

Nas eleições legislativas regionais são escolhidos os 57 deputados que terão assento no parlamento açoriano, por nove círculos eleitorais - um por cada ilha dos Açores e um círculo regional de compensação.

A data em que se realizam é definida pelo Presidente da República, com a antecedência mínima de 60 dias, ou, em caso de dissolução, com a antecedência mínima de 55 dias e realizam-se, tradicionalmente, num domingo entre 28 de setembro e 28 de outubro.

No final de abril, os partidos nos Açores admitiam como único motivo para um eventual adiamento das legislativas regionais deste ano a manutenção de restrições no âmbito da pandemia, mas apontavam diferentes opiniões sobre o momento para essa reflexão.

Na segunda-feira, o ministro da Administração Interna disse ao jornal Público que o Governo "está a trabalhar num cenário de manutenção do calendário eleitoral" em relação às eleições regionais dos Açores, excluindo um possível adiamento do ato eleitoral devido às medidas de mitigação da pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório