Meteorologia

  • 25 MAIO 2020
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 30º

Edição

BE debate candidatura presidencial antes do fim do verão

O BE vai debater a corrida presidencial "ainda antes do final do verão", adiantou à Lusa fonte do partido, depois de a líder bloquista, Catarina Martins, ter afirmado que "o Bloco de Esquerda, no seu tempo", apresentaria "a sua candidatura".

BE debate candidatura presidencial antes do fim do verão

No início da semana, questionada sobre a possibilidade de a socialista Ana Gomes concorrer à próximas eleições presidenciais e se o partido a apoiaria, Catarina Martins considerou que o PS "anda muito agitado" com um tema que "não é uma prioridade", mas deixou claro que "o Bloco de Esquerda, no seu tempo, apresentará naturalmente a sua candidatura".

Hoje, fonte bloquista, garantiu à agência Lusa que "o Bloco debaterá a candidatura presidencial ainda antes do final do Verão".

Na quinta-feira, no programa da RTP1 "5 para a meia-noite", a coordenadora do BE foi desafiada a escolher em votaria nas presidenciais: "Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Gomes ou num candidato que o Bloco ainda vai arranjar".

"Eu nas últimas votei na Marisa Matias e gostei tanto", disse apenas Catarina Martins.

Instada a esclarecer se isso significaria que a recandidatura da eurodeputada e candidata presidencial apoiada pelo BE nas últimas eleições presidenciais, a líder bloquista respondeu: "Não. Estou a dizer que gostei muito de votar na Marisa Matias e que o Bloco há de fazer esse debate a seu tempo, claro".

Na segunda-feira, no final de uma reunião com a Associação de Profissionais de Educação de Infância, Catarina Martins defendeu que o tema das eleições presidenciais "para o resto do país, incluindo para o Bloco, não é a prioridade neste momento".

Perante a insistência dos jornalistas sobre o `timing´ dos bloquistas para esta decisão sobre a corrida ao Palácio de Belém, a coordenadora do BE apontou que "no PS existe uma tensão e, portanto, seja tema para os militantes do PS, mas para o resto do país, incluindo para o Bloco, não é, de facto, a prioridade neste momento".

"Há tempo, não teria nenhum sentido se fosse essa a prioridade", reiterou.

De acordo com Catarina Martins, as eleições presidenciais são "um debate que o Bloco faz com muita naturalidade".

"Eu devo dizer que considero até que estamos numa posição particularmente privilegiada na forma como podemos fazer esse debate interno e nas soluções que temos para esse momento", afirmou então.

Nas últimas eleições presidenciais, em 24 de janeiro de 2016, Marisa Matias -- entretanto reeleita eurodeputada nas europeias do ano passado - teve o melhor resultado de sempre de um candidato da área política bloquista, tendo ficado em terceiro lugar, com 10,12% dos votos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório