Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Vasco Cordeiro diz que plano franco-alemão "salienta papel das regiões"

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, valorizou hoje a proposta económica franco-alemã de combate à covid-19, destacando o papel que esta atribui às regiões e não somente aos Estados-membros.

Vasco Cordeiro diz que plano franco-alemão "salienta papel das regiões"
Notícias ao Minuto

14:08 - 20/05/20 por Lusa

Política Vasco Cordeiro

uma proposta que, para mim, é importante porque salienta o papel das regiões no processo de retoma e não apenas os Estados-membros", declarou o governante socialista, falando em plenário 'online' do parlamento dos Açores.

Para Vasco Cordeiro, esta é uma proposta "concretizável não só através de empréstimos mas também de subvenções".

Na sua intervenção em plenário, o chefe do Governo Regional destacou ainda o papel da Política de Coesão, tema recorrente nas intervenções sobre matérias comunitárias de Vasco Cordeiro, que foi já este ano eleito, em Bruxelas, primeiro vice-presidente do Comité das Regiões.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, apresentaram na segunda-feira uma proposta de um fundo de recuperação para a União Europeia (UE) de 500 mil milhões de euros, financiado por emissão de dívida pela Comissão Europeia e distribuído a fundo perdido, através de subvenções.

A Comissão Europeia vai adotar e apresentar em 27 de maio as suas propostas do orçamento plurianual da UE para 2021-2027 e do fundo de recuperação da economia europeia no quadro da crise da covid-19.

As propostas, há muito aguardadas, serão assim apresentadas mais de um mês depois de os chefes de Estado e de Governo da UE terem solicitado ao executivo comunitário a sua formulação com caráter de urgência, numa cimeira celebrada por videoconferência em 23 de abril último.

O fundo de recuperação é considerado o grande instrumento da UE para ultrapassar a crise da covid-19, que, segundo estimativas da Comissão Europeia, provocará uma contração recorde de 7,7% do PIB da zona euro este ano e de 7,4% no conjunto da União.

Até ao momento, já foram detetados nos Açores 146 casos de covid-19, verificando-se 110 recuperados, 16 óbitos e 20 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus: destes, 16 estão em São Miguel, um na Graciosa e três no Pico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório