Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Câmara de Sintra "tudo fará" para evitar fecho da fábrica da Siemens

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, afirmou hoje que o município tudo fará para que a fábrica da Siemens que emprega 200 trabalhadores naquele concelho não encerre.

Câmara de Sintra "tudo fará" para evitar fecho da fábrica da Siemens
Notícias ao Minuto

12:39 - 18/12/13 por Lusa

Política Basílio Horta

"A câmara está disponível para ir, em conjunto com a Siemens, ao ministro da Economia no sentido de arranjar os meios necessários para que haja um contrato de investimento com a empresa para um novo investimento em Sintra. É nisso que estamos a trabalhar, portanto iremos fazer tudo para que a fábrica do Sabugo não feche", disse o autarca à agência Lusa.

De acordo com a edição de hoje do jornal Diário Económico, a queda de 80% do volume de encomendas da fábrica de transformadores da Siemens poderá levar à deslocação da produção para a Alemanha ou Itália, mantendo-se em Sintra apenas alguns serviços de suporte.

O autarca eleito pelo PS adiantou à Lusa ter-se reunido recentemente com o presidente da Siemens Portugal, Carlos Melo Ribeiro, e mostrado a disponibilidade da câmara para colaborar com a empresa no sentido de evitar o encerramento da fábrica.

"Se as instalações do Sabugo não estão a ser um bom negócio, talvez possa ser possível arranjar outro negócio. Se não for possível produzir transformadores então que seja possível outra atividade, fundamentalmente atividade ligada à investigação e ao desenvolvimento", disse.

Basílio Horta adiantou que, nesse sentido, além de estar disponível para encetar diálogo com o Ministério da Economia, o município pode reduzir a fiscalidade autárquica - derrama e IMI (imposto municipal sobre imóveis) -, bem como ajudar na formação profissional de novos trabalhadores.

O autarca e antigo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) acrescentou que o eventual encerramento da fábrica teria efeitos "muito negativos" para Sintra e para aquela localidade rural do concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório