Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

"Igreja deve intimar a que se mantenha Estado Social"

O ex-líder do CDS e conhecido por ‘pai’ da Constituição Portuguesa, Adriano Moreira, critica a destruição do Estado Social e considera que a Igreja deve ter uma palavra a dizer sobre esta matéria. Numa entrevista publicada na edição desta terça-feira do Diário de Notícias, o professor salienta ainda que “os partidos foram feitos para um mundo que já não existe”.

"Igreja deve intimar a que se mantenha Estado Social"
Notícias ao Minuto

09:18 - 17/12/13 por Notícias Ao Minuto

Política Adriano Moreira

“Estou preocupadíssimo”. É este o estado de espírito manifestado pelo professor Adriano Moreira em entrevista ao Diário de Notícias. E a que se refere? À situação nacional.

“Todos os partidos deveriam estar preocupados com os sinais dados pela sociedade civil”, sublinha o ‘pai’ da Constituição, acrescentando que “todos os partidos que falam na reforma do Estado deveriam começar por estudar a sua própria reforma”.

Isto porque, na opinião do antigo líder democrata-cristão, “todos [os partidos] foram feitos para um mundo que já não existe”, defendendo, pois, “uma meditação interna para se adaptarem ao mundo que estamos a viver”.

Reportando-se ao papel que a Igreja deve assumir no momento presente, Adriano Moreira considera que “deve intimar a população a que se mantenha o Estado Social pelo Governo”.

“O que define uma nação é ser uma comunidade de afectos, daí que cada vez que se fere essa comunidade se esteja a destruir a identidade nacional”, realça o constitucionalista.

Posto isto, deixa um recado subliminar ao Governo em funções. “Não se podem pôr empregados públicos contra privados, jovens contra velhos e empregados contra desempregados!”.

Assim, remata o professor, a Igreja “deve ser mais ouvida, principalmente pelo Governo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório