Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

PAN Lisboa quer bicicletas GIRA gratuitas para todos até ao final do ano

O grupo municipal pretende uma isenção até ao final do ano, recordando que o uso de bicicletas, para além de promover a "prevenção de contágio" da Covid-19, também protege o ambiente de transportes mais poluentes.

PAN Lisboa quer bicicletas GIRA gratuitas para todos até ao final do ano
Notícias ao Minuto

10:25 - 27/04/20 por Notícias ao Minuto

Política Covid-19

O Grupo Municipal de Lisboa do PAN enviou um requerimento à Câmara Municipal de Lisboa no qual recomenda "que a rede de bicicletas GIRA seja gratuita para todos os utilizadores até ao final do ano e que seja incluída no passe metropolitano". 

Para o partido liderado por André Silva, este é um meio de transporte que promove a "prevenção de contágio e de melhoria da saúde individual e pública".

Considerando que enquanto não for encontrada uma vacina a "Covid-19 continuará a ser um desafio",  o grupo municipal defende que esta proposta  se traduz num "incentivo" e numa "maior aposta nos modos de mobilidade suave existentes na cidade". 

O PAN Lisboa pede também que a duração desta isenção de pagamento da rede de bicicletas GIRA seja renovada "caso não seja declarado o fim desta crise sanitária, uma vez que as bicicletas promovem o distanciamento social e previnem a lotação dos restantes meios de transporte".

"O PAN Lisboa questionou ainda a Câmara Municipal se já está a ser articulado com a Direção-Geral da Saúde a definição das regras adequadas de afastamento e de utilização destas bicicletas comunitárias, bem como das ciclovias no geral, para que os utilizadores deste meio de transporte possam ser corretamente informados e protegidos", esclarece o partido em comunicado. 

Para além da questão da saúde pública, o Grupo Municipal recorda que os "modos de mobilidade suave" promovem a proteção ambiental e que, por isso, devem ser incluídos no sistema de transporte no passe metropolitano (18 municípios), "pois a sua integração, com preços mais acessíveis, contribuirá para uma maior utilização, em detrimento do transporte individual". 

“Devido às medidas de restrição impostas à mobilidade dos portugueses, verificou-se uma acentuada melhoria na qualidade do ar na cidade de Lisboa, com a poluição em queda. Apesar deste momento difícil que vivemos, devem ser incentivadas novas políticas que ajudem a salvaguardar a saúde pública e ao mesmo tempo a promover um planeamento urbano mais sustentável, onde as ciclovias e a bicicleta devem assumir um papel cada vez mais preponderante, questão que foi aliás sempre defendida pelo PAN na Assembleia Municipal de Lisboa”, é concluído. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório