Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Este é o momento para a UE revelar o melhor de si", diz Vasco Cordeiro

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, defendeu hoje que a União Europeia deve "liderar" o combate à pandemia de covid-19, sendo este o momento para "revelar o melhor de si".

"Este é o momento para a UE revelar o melhor de si", diz Vasco Cordeiro
Notícias ao Minuto

13:51 - 24/04/20 por Lusa

Política Governo Regional

"<span class="news_bold">Este é o momento, o tempo, em que a União Europeia pode, diria que deve, revelar o melhor de si própria", considerou o chefe do executivo açoriano e também líder do PS na região.

Vasco Cordeiro falava por videoconferência nas jornadas parlamentares conjuntas entre deputados do PS/Açores e os parlamentares socialistas ao Parlamento Europeu.

Para o governante açoriano, a União "não pode parecer ou ser titubeante" e "não pode favorecer por ação ou omissão a perceção pública de que não está atenta, não está presente, não age rápido" e "se perde nas burocracias, nos procedimentos, enquanto há gente que morre" com a covid-19.

No que refere à política de coesão, esta "não pode ser apenas a barriga de aluguer orçamental" para verbas destinadas à recuperação no pós-pandemia, mas deve ser entendida no seu todo, pelas suas vertentes económica, territorial e social, entre outras.

"É importante reafirmar sobretudo aos cristãos novos da política de coesão aquilo que ela significa. Ela não pode, na atual circunstância, ser apenas uma barriga de aluguer orçamental para acolher a resposta e o enquadramento à situação de pandemia", considerou Vasco Cordeiro.

A política de coesão constitui a principal política de investimento da União Europeia (UE) e proporciona benefícios a todas as regiões e cidades da UE com apoios ao crescimento económico, criação de emprego, competitividade das empresas, desenvolvimento sustentável e proteção do ambiente.

Até ao momento, foram detetados nos Açores um total de 138 casos, verificando-se 20 recuperados, nove óbitos e 109 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 82 em São Miguel, cinco na ilha Terceira, cinco na Graciosa, três em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

Portugal regista hoje 854 mortos associados à covid-19, mais 34 do que na quinta-feira, e 22.797 infetados (mais 444), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comparando com os dados de quinta-feira, em que se registavam 820 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 4,1%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 444 casos do que na quinta-feira, representando uma subida de 2%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório