Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cavaco Silva não vai à cerimónia do 25 de Abril no Parlamento

Anunciou o gabinete do ex-Presidente da República.

Cavaco Silva não vai à cerimónia do 25 de Abril no Parlamento
Notícias ao Minuto

11:03 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Covid-19

Aníbal Cavaco Silva não vai estar presente na sessão solene comemorativa do 46.º aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República, avança a SIC Notícias, citando o gabinete do ex-Presidente da República.

Apesar de não ter problemas de saúde, o antigo Chefe de Estado tem já 80 anos, ou seja, pertence a um dos grupos de risco da Covid-19. Esta pode ser uma das razões que levou o também ex-primeiro-ministro a declinar o convite.

Cavaco Silva é segundo ex-Presidente da República a declinar o convite para estar presente na cerimónia que tanta polémica tem gerado e que tem dividido opiniões.

O primeiro ex-Chefe de Estado a recusar o convite foi Jorge Sampaio, por estar incluído num dos grupos de risco da pandemia de Covid-19.

Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, a Assembleia da República decidiu na quarta-feira realizar a sessão solene do 25 de Abril no parlamento com um terço dos deputados (77 dos 230 parlamentares) e menos convidados, com o gabinete de Ferro Rodrigues a estimar que estejam presentes cerca de 130 pessoas, contra as 700 do ano passado.

A decisão da conferência de líderes teve o apoio da maioria dos partidos: PS, PSD, BE, PCP e Verdes. O PAN defendeu o recurso à videoconferência, a Iniciativa Liberal apenas um deputado por partido, enquanto o CDS-PP - que propôs uma mensagem do Presidente da República ao país - e o Chega foram contra.

Nos últimos dias tem-se intensificado a polémica à volta do tema, com duas petições 'online' em sentido contrário: uma que pede o cancelamento da sessão solene no parlamento, lançada há vários dias, e que recolhia por volta das 11:00 de hoje mais de 106.000 assinaturas, enquanto outra que defende a celebração pela Assembleia da República, colocada 'online' no sábado, contava há mesma hora com mais de 24.000 subscritores, encabeçada por históricas figuras de esquerda como Manuel Alegre, do PS, Fernando Rosas, do BE, e Domingos Abrantes, do PCP.

No sábado, o líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, anunciou que não iria à sessão solene do 25 de Abril no parlamento, por a considerar "um péssimo exemplo para os portugueses", e o deputado único do Chega, André Ventura, escreveu ao presidente do parlamento, pedindo a Ferro Rodrigues que cancele a sessão, dizendo que esta "está a gerar um enorme sentimento de revolta e indignação no povo português".

Em declarações ao jornal Público no sábado, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, assegurou que, "mais do que em qualquer outro momento, o 25 de Abril tem de ser e vai ser celebrado na AR".

"Celebrar o 25 de Abril é dizer que não sairá desta crise qualquer alternativa antidemocrática", afirmou a segunda figura do Estado.

Na segunda-feira, houve uma "reunião de trabalho" sobre a sessão solene entre os serviços da Assembleia da República e representantes da Direção-Geral de Saúde.

Portugal regista 735 mortos associados à covid-19 em 20.863 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório