Na rede social Facebook, o chefe do executivo açoriano publicou uma fotografia da página do trajeto de um avião da SATA que se encontra a caminho da China para recolher material para o Serviço Regional de Saúde dos Açores.
Comentando a imagem, Vasco Cordeiro começa por acreditar ser impossível que "esta situação tenha passado pelo espírito de qualquer um daqueles que, a 21 de Agosto de 1941, fundaram a Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos".
E prossegue: "Tenho sérias dúvidas que este cenário tenha sido sequer aventado por aqueles que, anos mais tarde, fizeram surgir, a partir daquela, o Serviço Açoriano de Transportes Aéreos [SATA]. Há, porém, uma certeza, comprovada e evidente: quando os Açores precisam da SATA, a SATA responde: presente".
A transportadora aérea SATA divide-se entre duas empresas de transporte - a SATA Air Açores e a Azores Airlines - e é detida a 100% pela região.
Um primeiro concurso para a privatização de 49% da Azores Airlines - que opera de e para fora do arquipélago - foi anulado em novembro de 2018, não tendo o mesmo sido relançado até ao momento.
Os casos positivos de covid-19 nos Açores dividem-se entre as ilhas de São Miguel (44), Terceira (oito), Graciosa (quatro), São Jorge (sete), Pico (dez) e Faial (cinco).
Portugal regista 435 mortos associados à covid-19 e 15.472 infetados, indica o boletim epidemiológico de sexta-feira divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).