Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

PSD/Açores quer aquisição de máscaras para distribuir pela população

O PSD/Açores defendeu hoje a "aquisição em massa" de máscaras para distribuir pela população e por profissionais de saúde para conter a propagação de covid-19, disse o presidente do partido, José Manuel Bolieiro.

PSD/Açores quer aquisição de máscaras para distribuir pela população
Notícias ao Minuto

17:56 - 09/04/20 por Lusa

Política Covid-19

"A nossa proposta é, preferencialmente, que haja uma aquisição em massa de máscaras que possam ser distribuídas à população em geral para que haja equipamentos de proteção individual com as devidas características: umas mais exigentes para profissionais de saúde, outras para a população em geral", disse Bolieiro no Facebook, num vídeo em direto em que se fez acompanhar pelo líder da bancada parlamentar na Assembleia Regional, Luís Maurício, médico de profissão.

O líder dos sociais-democratas açorianos frisou que é preciso continuar na "linha de prudência máxima", defendendo o aumento do número de testes de covid-19 na região.

Segundo Luís Maurício, que citou as informações prestadas na comissão de Assuntos Sociais, os Açores têm capacidade para realizar 200 testes diários de despiste ao novo coronavírus.

Para Bolieiro, o objetivo é "garantir a máxima disponibilidade de equipamentos de proteção individual e a máxima disponibilidade de testes para assim se poder corresponder à expectativa das pessoas".

O presidente do PSD na região defendeu que todos os idosos em lares devem ser testados, tal como os profissionais destas instituições, para que se obtenha a "informação o mais exata possível".

"Deviam ser testados, nomeadamente os idosos todos quando concentrados em lares e centros de idosos, de modo a que possamos ter, quer quanto a utentes quer a funcionários, a informação o mais exata possível de haver ou não alguém positivo", assinalou.

Sobre os estudantes açorianos que pretendem regressar a casa, José Manuel Bolieiro referiu que deve ser criada uma "plataforma" e uma "estratégia" que, mediante inscrição, "frete os voos necessários" para transportar os alunos deslocados.

Bolieiro reiterou que o PSD/Açores irá manter uma postura de "acompanhamento contínuo de alerta e de apoio" às iniciativas governamentais.

"O PSD quer posicionar-se aqui não como o crítico, mas antes como alguém que tem capacidade, uma instituição política com responsabilidade social que tem de acompanhar e dar apoio a todas as iniciativas governamentais e da autoridade de saúde pública", frisou.

Até ao momento, já foram registados nos Açores um total de 84 casos, verificando-se três recuperados, um óbito e 80 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Os casos dividem-se entre São Miguel (46), Terceira (oito), Graciosa (quatro), São Jorge (sete), Pico (dez) e Faial (cinco).

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 87 mil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório