Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Esperemos que haja vontade de aproveitar as informações de Rui Pinto"

Foi esta quarta-feira anunciado que o pirata informático irá ficar em prisão domiciliária e que vai colaborar com a Polícia Judiciária.

"Esperemos que haja vontade de aproveitar as informações de Rui Pinto"
Notícias ao Minuto

15:26 - 09/04/20 por Notícias Ao Minuto

Política André Silva

Esta quarta-feira ficou a saber-se que Rui Pinto vai ficar em prisão domiciliária. O pirata informático irá também colaborar com a Polícia Judiciária. Neste contexto, André Silva, do PAN, foi uma das vozes que se levantou a favor do hacker.

No Facebook, o líder do partido asseverou que "a notícia da libertação de Rui Pinto (após mais de um ano de prisão preventiva) e de que vai passar a colaborar com a justiça portuguesa é excelente para o combate à corrupção e para quem defende um Portugal mais íntegro."

Para André Silva, "esta solução só peca por tardia" e a "justiça portuguesa mostra hoje uma enorme maturidade".

"Esperemos que agora haja finalmente a vontade de aproveitar as informações detidas por Rui Pinto e que não acabem por dominar os medos de poderes instalados", considerou também.

De recordar que também Miguel Sousa Tavares referiu, ontem à noite na TVI, que "neste momento, há muita gente que não vai dormir tranquila nem sequer vai jantar tranquila com esta notícia"

Já Ana Gomes, em declarações à Lusa, afirmou que espera "que a colaboração que agora está finalmente aberta entre as autoridades de investigação criminal e tributária e Rui Pinto permita recuperar rapidamente avultados ativos que foram desviados dos cofres públicos pela criminalidade organizada, financeira, fiscal e outra, que Rui Pinto expôs através dos Football Leaks e dos Luanda Leaks".

Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, foi colocado na quarta-feira em prisão domiciliária, mas em habitações disponibilizadas pela Polícia Judiciária (PJ) e sem acesso à internet, por decisão do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

O criador do Football Leaks e autor das revelações do Luanda Leaks, apresenta "agora um sentido crítico e uma disponibilidade para colaborar com a justiça", segundo o despacho judicial que determinou a alteração da medida de coação.

Em janeiro, o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu levar a julgamento o advogado Aníbal Pinto (apenas pelo crime de tentativa de extorsão à Doyen), e Rui Pinto por 90 crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão, mas deixou cair 57 dos 147 crimes pelos quais o arguido havia sido acusado pelo Ministério Público (MP).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório