Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Haverá um mundo depois do vírus. Mas que mundo será?

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo, fundador do Clube dos Pensadores e do Matosinhos Independente.  

Haverá um mundo depois do vírus. Mas que mundo será?
Notícias ao Minuto

12:07 - 09/04/20 por Notícias Ao Minuto

Política Artigo de opinião

"Nunca pensei ver os cidadãos a apoiarem medidas mais duras que os governos preconizam num Estado democrático: impedir de viajar, vigiar as pessoas, fechar as fronteiras, expulsar estrangeiros, fechar praias, encerrar as pessoas em casa, polícia a patrulhar as ruas.

As pessoas estão fechadas em casa e acham que isso vai resolver todos os problemas. Ao fazerem isso ficam aliviadas e pensam que está tudo resolvido, mas não está.

A quarentena obrigatória transformou cada um de nós em inquiridor. Acusar alguém é um orgulho, ver alguém na rua e acusá-lo como irresponsável.

Em cada esquina há um cidadão anti-má conduta social, mas esquece-se que ele pode ser portador do vírus e contagiar alguém.

O medo do vírus criou uma nova classe de justiceiros, que se julgam sabichões, bons e responsáveis.

Há umas semanas para cá Portugal tornou-se num hospital pelos infectados, mas também porque parece uma ala de psiquiatria.

O medo faz vir ao de cima o pior das pessoas. A espiral de informação cria pânico. Há gente que está a ficar louca.

Há pessoas que têm medo e vergonha de ter medo. Há pessoas que não têm medo, mas têm medo de dizê-lo porque as torna perigosas e irresponsáveis aos olhos dos outros.

Não há certezas de nada, unicamente precisamos de tempo para estarmos munidos de meios. No séc. XXI com tanta evolução e tecnologia, a única forma de combater este vírus é isolamento, método aplicado na Idade Média.

O mundo depois do vírus vai ser pior, mais gente egoísta, desconfiada, apreensiva, ressabiada, colérica e susceptível.

Um Mundo incapaz de conviver com outras pessoas e justiceiro. Não auguro nada de bom."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório