Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Rui Rio considera desadequada a libertação de reclusos

O presidente do PSD afirmou hoje que PS, Bloco de Esquerda e PCP preparam-se para soltar perto de 20% dos reclusos no âmbito do combate à pandemia de Covid-19 e insistiu que essa medida é desadequada.

Rui Rio considera desadequada a libertação de reclusos
Notícias ao Minuto

20:13 - 08/04/20 por Lusa

Política Prisões

O presidente do PSD afirmou hoje que PS, Bloco de Esquerda e PCP preparam-se para soltar perto de 20% dos reclusos no âmbito do combate à pandemia de convid-19 e insistiu que essa medida é desadequada.

Rui Rio falava aos jornalistas após ter estado reunido uma hora e meia com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, sobre as perspetivas de reabertura do ano escolar.

Questionado uma vez mais sobre os motivos da oposição manifestada pelo PSD em relação à proposta do Governo que prevê perdões de penas para crimes menos graves, o líder social-democrata começou por advertir que esse tema não tinha sido alvo de análise na reunião com o primeiro-ministro.

Logo a seguir, no entanto, Rui Rio reafirmou as suas críticas ao diploma do executivo.

"Neste momento, [a proposta de lei] estará prestes a ser votada na especialidade - é isso que está em causa. Pelo que percebi do debate, o PCP, o Bloco de Esquerda e o PS, que têm maioria na Assembleia da República, irão soltar das cadeias portugueses próximo de 20% dos reclusos que neste momento existem. Se forem dois mil em 12000, anda perto dos 20%. E, sinceramente, entendemos que isso não é adequado", disse.

Para o líder social-democrata, para impedir a propagação da covid-19 nos estabelecimentos prisionais, o que seria adequado "era tirar de dentro das prisões alguns reclusos com especial perigosidade relativamente ao vírus, designadamente idosos com mais de 60 anos e todos aqueles que têm patologias que agravam a situação no caso de terem o vírus, caso dos diabéticos ou pessoas com problemas pulmonares".

"Devia-se pegar nessas pessoas e pô-las em prisão domiciliária e com pulseira em casa. Assim, seriam libertados desse perigo [do novo coronavírus], porque ninguém foi condenado à morte", contrapôs o presidente do PSD.

Rui Rio, no entanto, considerou incompreensível o perdão de pena previsto no diploma do Governo.

"Mas parece que vai avante a posição do PS e do Governo em coligação com o Bloco de Esquerda e com o PCP", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório