Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: PAN questiona Porto sobre medidas para proteção dos animais

O PAN quer saber que medidas a Câmara Municipal do Porto está a implementar para garantir a alimentação e proteção dos animais que estão no Centro de Recolha Oficial ou cujos donos estão em isolamento, foi hoje anunciado.

Covid-19: PAN questiona Porto sobre medidas para proteção dos animais
Notícias ao Minuto

17:39 - 07/04/20 por Lusa

Política Covid-19

Em comunicado, o PAN adianta hoje ter recebido de associações zoófilas e munícipes "várias preocupações" assentes na "desinformação" sobre a pandemia da covid-19 e os animais de estimação.

"Várias têm sido as preocupações que têm chegado ao PAN, nomeadamente sobre a desinformação que pode levar ao abandono animal, a necessidade de acautelar os passeios e a alimentação dos animais cujos detentores sejam hospitalizados ou estejam em quarentena", adianta o partido.

O PAN, que propôs ao Governo o "reforço das medidas de proteção" dos animais e dos seus donos, assim como a "adoção de medidas de proteção" para os animais errantes (vadios), defende que as autarquias "têm de ter um papel fundamental" nesta matéria.

Citada no comunicado, a deputada da Assembleia da República pelo círculo do Porto, Bebiana Cunha, afirma que a autarquia tem de "zelar pelo bem-estar dos animais errantes e abandonados da cidade e criar as condições necessárias para acautelar a proteção dos animais cujos tutores não o consigam fazer".

"Assim como apoiar as associações de proteção animal e particulares que se complementam ao papel do Estado no âmbito da proteção animal", defende a deputada municipal.

Nesse sentido, o PAN colocou várias questões à Câmara Municipal do Porto com o propósito de perceber, entre outras questões, como está "a ser garantida a alimentação e os cuidados necessários" dos animais que estão alojados no Centro de Recolha Oficial e daqueles cujos donos foram hospitalizados ou estão em isolamento profilático.

Paralelamente, o partido quer saber se a Câmara Municipal do Porto "vai encontrar forma de garantir" a alimentação das colónias de gatos que estão sob a responsabilidade de cuidadores com mais de 70 anos, bem como que articulação está a fazer com as associações de proteção animal que "atuam no município".

Quanto aos animais sinalizados que se encontrem na via pública e que carecem de ser recolhidos, o partido questionou ainda a autarquia sobre que "protocolos são acionados no caso de recolha de animal ferido" e qual o horário de atendimento telefónico do canil municipal.  

Por fim, o partido quer também perceber se a autarquia vai garantir a alimentação dos animais que habitam nos parques públicos da cidade, nomeadamente, pavões, patos, galináceos e peixes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório