Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

CDS-PP/Açores apresenta pacote de medidas na sáude e economia

O CDS-PP nos Açores apresentou hoje um pacote de medidas que visam "reforçar" a intervenção ao nível da sáude pública e de âmbito económico e social face ao atual estado de emergência devido à pandemia da covid-19.

CDS-PP/Açores apresenta pacote de medidas na sáude e economia
Notícias ao Minuto

17:40 - 06/04/20 por Lusa

Política Covid-19

Em comunicado de imprensa, o partido adianta que o grupo parlamentar na Assembleia Legislativa dos Açores apresentou "seis projetos de resolução com medidas para atenuar os profundos impactos socioeconómicos" que "ja se fazem sentir na região.

Entre as medidas, está o fretamento de um avião cargueiro para transporte do material de proteção individual e equipamento clínico "indispensável ao combate da covid-19", bem como para transporte de correio e de "outros bens considerados essenciais".

O CDS-PP nos Açores, liderado por Artur lima, defende também a realização de "testes de despistagem a toda a população, priorizando a sua realização aos recursos humanos do sistema regional de saúde, forças de segurança e funcionários da administração pública regional a exercer funções no âmbito do presente combate epidemiológico".

O partido entende que deve ser dada prioridade à realização de testes de despistagem da covid-19 "aos utentes dos lares de idosos na região, bem como nos casos de novas admissões, nos casos em que os utentes transitam dos cuidados hospitalares e para todos os profissionais em funções naquelas instituições".

O CDS nos Açores considera ainda ser necessário haver "uma redução das tarifas de eletricidade aplicadas às micro, pequenas e médias empresas da região em 50%, excecionalmente durante os meses de abril, maio e junho de 2020".

"Diligenciar, junto do Grupo EDA, a redução das tarifas de eletricidade aplicadas às famílias açorianas em 50%, excecionalmente durante os meses de abril, maio e junho de 2020", é uma das medidas propostas pelo CDS-PP açoriano.

O partido quer ainda que sejam tomadas "as devidas diligências junto da empresa Portos dos Açores" para a "suspensão da tarifa de utilização de posto de acostagem das embarcações marítimo-turísticas, prevista no Regulamento de Tarifas das Marinas e Núcleos de Recreio Náutico, no decorrer do segundo trimestre de 2020, sem prejuízo de necessária prorrogação".

Até ao momento, foram detetados na região um total de 67 casos positivos, constatando-se um recuperado e 66 ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 32 em São Miguel, 10 na ilha Terceira, três na Graciosa, sete em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil.

Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

Dos infetados, 1.099 estão internados, 270 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 140 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório