Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

BE questiona Governo sobre salários em atraso nas Termas de Vizela

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre as medidas que vai tomar para "garantir o pagamento dos salários em atraso" nas Termas de Vizela, informou hoje aquele partido.

BE questiona Governo sobre salários em atraso nas Termas de Vizela
Notícias ao Minuto

15:25 - 06/04/20 por Lusa

Política Vizela

Os deputados eleitos pelo círculo de Braga consideram que a situação laboral dos 18 trabalhadores é "muito preocupante", uma vez que, segundo o BE, "os salários do mês de fevereiro não foram pagos".

Num comunicado enviado à Lusa, o BE diz haver "intenção do Grupo Tesal [entidade gestora da estância termal] de requerer o acesso ao 'lay-off' simplificado, previsto neste período de emergência, mas não foi possível devido a dívidas à Segurança Social".

Aquele partido refere que os funcionários estão "sem salário e sem possibilidade de acesso a qualquer outro tipo de apoio social, colocando em causa a sua sobrevivência no imediato e a manutenção do posto de trabalho no futuro".

"O Bloco de Esquerda entende que o agravamento das condições sociais destas famílias exige uma intervenção urgente do Governo e da Autoridade para as Condições do Trabalho para que os direitos destes trabalhadores e trabalhadoras sejam assegurados", lê-se no comunicado.

Na pergunta que dirige ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, datada de quinta-feira, o BE recorda que a "história deste balneário termal é agitada, principalmente nos últimos 15 anos".

"Em 2009, o encerramento foi motivado pela insolvência da Companhia dos Banhos. Em resultado desse processo de insolvência, em 2010, a Companhia dos Banhos atribuiu a concessão à Câmara de Vizela pelo período de 25 anos. Depois, a Câmara de Vizela atribuiu a exploração do balneário e do hotel ao Grupo Tesal", recordam os bloquistas.

Acrescentam ainda que, "no entanto, em 21 de novembro de 2019, por decisão da autoridade de saúde", as termas foram encerradas, "ma vez que não estava a ser assegurada a boa qualidade da água captada e utilizada nos balneários".

"As obras terminaram em janeiro de 2020, mas os balneários não chegaram a reabrir", conclui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório