"Brincar às casinhas". Ventura "entretém-se com jogos políticos"

Opinião é de Francisco Louçã.

Notícia

© Blas Manuel/Notícias ao Minuto

Melissa Lopes
05/04/2020 18:54 ‧ 05/04/2020 por Melissa Lopes

Política

Francisco Louçã

O líder do Chega anunciou este sábado que iria apresentar a demissão do partido que fundou, explicando horas mais tarde que o fazia por estar "farto" daqueles que, internamente, "boicotam" a direção. Anunciou na mesma ocasião que seria candidato à liderança do partido. 

Para o antigo dirigente do Bloco de Esquerda Francisco Louçã, a entreter-se com "jogos políticos",  o deputado único do Chega tem como objetivo "o reforço do seu poder no próprio partido". 

"Ventura demitiu-se da chefia do seu partido e quer voltar a ser chefe do seu partido (mas só depois das férias)", começa por comentar o professor universitário numa publicação no Facebook.

Recorrendo à ironia, Louçã interroga-se: "[Ventura] demitiu-se porque se descobriu que enganou os eleitores, prometendo-lhes 'dar o exemplo' sendo deputado em exclusividade, mas está a acumular com um cargo num escritório de advogados especialista em ajudar clientes ricos nas suas manobras fiscais?". Ao que responde: "Não". 

A resposta correcta é que Ventura se demitiu, segundo o próprio disse, porque houve quem, dentro do partido, não tivesse gostado que se tivesse abstido no estado de emergência. E, também, "porque o partido tem o pior de Portugal".

Louçã recorda as palavras de ontem do deputado quando este justificava a demissão dizendo que o Chega "atraiu o pior que a vida política tem, o pior que o sistema tem, aqueles que procuram sempre um lugar ao sol, a todo o custo, sem regras". Estes, acusou Ventura, "estão sempre à espera do momento certo para atacar". 

Contestação interna que, na opinião de Louçã, ofendeu o fundador do partido. "Temos portanto uma emergência e o dr. Ventura entretém-se com jogos políticos para reforçar o seu poder no seu partido. Quer proteger a sua carreira, a começar pela sua candidatura presidencial, que parece que não entusiasmou aquela gente que é 'o pior que a vida política tem'", considera, rematando: "Quando um dia lhe perguntarem onde esteve durante a Covid, o dr. Ventura tem uma resposta: esteve a brincar às casinhas". 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas