Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

PSD quer saber se hospitais estão a testar doentes antes de cirurgias

O PSD pediu hoje ao Governo que esclareça se os hospitais do SNS não estão a testar à covid-19 "todos os doentes" submetidos a cirurgias ou sujeitos a internamento, considerando que tal contraria orientações da DGS.

PSD quer saber se hospitais estão a testar doentes antes de cirurgias
Notícias ao Minuto

19:19 - 03/04/20 por Lusa

Política Covid-19

Numa pergunta hoje entregue na Assembleia da República e dirigida à ministra da Saúde, Marta Temido, os deputados sociais-democratas referem que a Direção-Geral da Saúde (DGS) fez entrar em vigor, em 26 de março, a Orientação 004/2020, através da qual alterou a definição de indivíduo suspeito de covid-19, "bem como a sua abordagem clínica e laboratorial, com ênfase no internamento hospitalar".

"Da referida orientação decorre, designadamente, que os hospitais devem assegurar a realização de colheitas para deteção do vírus SARS-Cov-2, prévias à admissão em quaisquer unidades de internamento, independentemente do motivo deste (doença aguda ou agudizada, trauma, cirurgia programada, parto ou outros), ou da natureza dos sintomas atuais", aponta o PSD, considerando que tal significa "a obrigação de testar todos os doentes que vão ser submetidos a procedimentos cirúrgicos ou doentes para internamento".

No entanto, os deputados do PSD dizem ter tido conhecimento de que há hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), "designadamente na região do Porto, nos quais o referido procedimento não estará a ser observado, designadamente no que se refere aos doentes admitidos para cirurgia, não estando os mesmos, consequentemente, a ser objeto de testes".

"A ocorrer tal prática contra as orientações da DGS, a mesma só poderá dever-se a uma escassez de testes disponíveis nas unidades do SNS, situação inaceitável e mesmo incompreensível quando é certo existirem diversos laboratórios de investigação em Portugal presentemente disponíveis e capacitados para os produzir", criticam os deputados do PSD.

A bancada do PSD pergunta ao Governo se "tem conhecimento" destas situações e se pode assegurar que a orientação da DGS é "integral e escrupulosamente observada pelas unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde".

"Caso os referidos testes não estejam presentemente a ser realizados nos termos exigidos pela referida orientação, vai o Governo reforçar a necessidade do seu cumprimento junto das administrações hospitalares do SNS?", perguntam ainda.

Por último, os deputados do PSD questionam o Governo se vai "aproveitar a disponibilidade dos laboratórios de investigação em Portugal capacitados para produzir testes à covid-19, a fim de permitir a sua plena realização no âmbito do SNS".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, mantém-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório