Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

PCP questiona encerramento noturno de urgências em Tomar e Torres Novas

O PCP questionou hoje o Governo sobre a decisão de encerramento noturno do serviço de urgência básica dos hospitais de Tomar e de Torres Novas, pertencentes ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), a partir de domingo.

PCP questiona encerramento noturno de urgências em Tomar e Torres Novas
Notícias ao Minuto

17:13 - 03/04/20 por Lusa

Política Covid-19

A partir dessa hora (21:00), os doentes da região têm que se deslocar ao hospital de Abrantes, que integra igualmente o CHMT, afirmam.

"Tendo a área de intervenção dos três hospitais que integram o Centro Hospitalar do Médio Tejo uma população na ordem dos 247.000 habitantes e uma dispersão geográfica acentuada, a que se associa o facto de ser expectável uma maior afluência de casos de covid-19 a partir dos próximos dias, ao hospital de Abrantes, parece evidente que a resposta do serviço de urgência deste hospital será insuficiente, pondo em causa os cuidados de saúde a prestar", afirmam os deputados.

Reconhecendo que a pandemia da covid-19 obriga a medidas de reorganização dos serviços de saúde, o requerimento sublinha que estas têm de ser adotadas num sentido de reforço do Serviço Nacional de Saúde, para que este consiga responder "não só ao surto epidémico, mas, de uma forma contínua, a todas as outras necessidades de prestação de cuidados médicos".

Considerando que tudo deve ser feito para preservação das capacidades de resposta diversificada, e "não numa linha de mero encerramento de valências e unidades", os deputados pedem "o reforço das equipes médicas, de enfermagem e de outro pessoal de saúde, para fazer face à situação, designadamente com recurso às bolsas de profissionais disponíveis e a novas contratações".

No requerimento, os deputados perguntam, em concreto, ao Ministério da Saúde que medidas vão ser tomadas para garantir o funcionamento dos Serviços de Urgência dos Hospitais de Tomar e de Torres Novas, no período noturno.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo anunciou quinta-feira que vai alterar horários e reforçar, a partir de domingo, as equipas de profissionais de saúde na unidade hospitalar de Abrantes, onde centraliza o combate ao novo coronavírus, antevendo uma "maior afluência" a esta unidade de saúde.

Em comunicado, o CHMT afirmava que a medida, tomada no âmbito da atual pandemia pelo SARS-CoV2, decorre "por se esperar uma maior afluência de casos infetados com covid-19 a partir dos próximos dias", sendo que, "para que este reforço seja possível", vai encerrar o serviço noturno nos Serviços de Urgências Básicas de Tomar e de Torres Novas, que passam assim a ter um novo horário de atendimento.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, mantém-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório