Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Confiança no sistema não pode ser abalada em nenhum momento"

Adalberto Campos Fernandes partilhou um texto onde se debruça sobre a questão que envolveu os dados reportados do novo coronavírus em Portugal.

"Confiança no sistema não pode ser abalada em nenhum momento"
Notícias ao Minuto

12:05 - 01/04/20 por Notícias Ao Minuto

Política Covid-19

Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, partilhou um texto esta quarta-feira no Facebook em que versa sobre o novo coronavírus em Portugal, nomeadamente as questões que "vieram a lume" relacionadas com "a quantidade e a qualidade dos dados reportados, diariamente, relativos à epidemia da Covid-19." 

"Tendo em conta a natureza do 'inimigo' e os riscos associados ao seu controlo seria útil parar um pouco para pensar", aconselha o especialista em saúde pública, acrescentando que "a ação no terreno será menos eficaz se não tivermos em conta a importância do ciclo clássico do conhecimento, decisão e ação".

"A confiança no sistema, por parte dos cidadãos e dos profissionais, não pode ser abalada em nenhum momento. Os decisores políticos precisam de ter instrumentos de decisão baseados na melhor evidência científica", sublinhou Adalberto Campos Fernandes.

Para o ex-governante, "a realização de testes e a adequada sinalização dos casos suspeitos tem de ser feita de forma exaustiva, transparente e coerente", sendo que "os países que tiveram melhores resultados assim fizeram".

E reitera: "Em tempo de guerra não pode haver lugar a disputas, a muros ou a barreiras na entreajuda. Portugal dispõe de competências diferenciadas na ciência dos dados. O país beneficiará muito da partilha do conhecimento com a comunidade académica e científica".

"O momento exige colaboração e cooperação, entre entidades, sem nenhum outro critério que não seja o interesse público. O tempo começa a escassear. Partilhar, colaborar, cooperar nunca foi um sinal de fraqueza antes pelo contrário", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório