Rio apela à responsabilidade no confinamento antes de autoridades atuarem

O presidente do PSD fez hoje um apelo à responsabilidade das populações no respeito pelas regras de ficar em casa devido ao surto de covid-19, antes de as autoridades "atuarem" quanto ao confinamento.

Rio vai manter-se à frente da bancada porque tem "tarefas" para concluir

© Global Imagens

Lusa
30/03/2020 19:01 ‧ 30/03/2020 por Lusa

Política

Covid-19

 

Numa publicação no Twitter, Rui Rio afirma, sem dizer de quem, que tem recebido apelos para que as autoridades "imponham o confinamento com mais rigor em muitos municípios onde ele não se estar a cumprir com o devido sentido de responsabilidade."

No texto, de 281 carateres, o líder social-democrata não se refere a ninguém em concreto, mas o apelo foi publicado no dia em que surgiu uma polémica entre a diretora-geral da Saúde e a Câmara do Porto.

"Chegam-me apelos para que as autoridades imponham o confinamento com mais rigor em muitos municípios do País, onde ele não se está a cumprir com o devido sentido da responsabilidade. Apelo primeiro às pessoas para pensarem neles e nos outros. Depois, às autoridades para atuarem", concluiu Rio no seu tweet.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou que a medida de montar um cerco sanitário no Porto está a ser equacionada entre as autoridades de saúde regionais, as autoridades de saúde nacionais e o Ministério da Saúde "e provavelmente hoje será tomada uma decisão nesse sentido".

Na reação, a Câmara do Porto comunicou que "deixou de reconhecer autoridade à senhora diretora-geral da Saúde", entendendo as suas declarações de hoje como "um lapso seguramente provocado por cansaço".

Antes, em declarações à Lusa, o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, pediu contenção nas declarações públicas e espírito de cooperação no combate à pandemia da covid-19, depois de questionado sobre a contestação da Câmara do Porto à diretora-geral da Saúde.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas