Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PS diz que Rio deu entrevista ponderada e reafirmou vontade de cooperação

O secretário-geral adjunto socialista considerou esta segunda-feira que o presidente do PSD deu uma entrevista "ponderada" no domingo à RTP, dizendo que ilustrou uma vontade já antes expressa de cooperação com o Governo, numa conjuntura difícil do país.

PS diz que Rio deu entrevista ponderada e reafirmou vontade de cooperação
Notícias ao Minuto

18:50 - 30/03/20 por Lusa

Política Covid-19

Interrogado pela agência Lusa sobre a ideia de Rui Rio de Governo de salvação nacional, José Luís Carneiro apenas disse que essa questão "não foi alvo de discussão política" no PS.

"Mas, naturalmente, são muito importantes todas as manifestações que traduzam uma vontade de apoio e de cooperação com o Governo, com a Assembleia da República e com a Presidência da República para vencermos esta crise", afirmou o "número dois" da direção dos socialistas.

O secretário-geral adjunto do PS caracterizou depois como "ponderada" a entrevista dada no pelo líder social-democrata.

"Mais uma vez, da parte do PSD, ilustra-se a vontade expressa já no parlamento de que tudo fará para cooperar com o Governo numa ampla frente nacional para combatermos as dificuldades que estamos a enfrentar", considerou.

Neste momento, segundo José Luís Carneiro, o PS tem "três grandes prioridades", sendo as suas primeiras a de "conseguir travar a progressão da pandemia e limitar os seus efeitos sociais e económicos; e contribuir em todas as frentes para garantir que as medidas de política adotadas são ajustadas às necessidades e proporcionais a essas mesmas necessidades".

A terceira prioridade do PS, de acordo com José Luís Carneiro, é a frente europeia, porque há "a convicção de que cada Estado-membro, por si, não conseguirá vencer esta grave pandemia. Estamos perante uma questão de saúde pública, mas, também, económica que se transformará numa crise profunda de desemprego".

"Há o sinal da Europa cooperar para encontrar um plano que permita recuperar a economia. Mas, tão importante quanto isso, é injetar liquidez nas empresas e nas famílias. Essa é uma batalha na qual está concentrado o nosso primeiro-ministro", António Costa, acrescentou o secretário-geral adjunto do PS.

Ainda neste âmbito da União Europeia, José Luís Carneiro salientou a importância da cooperação entre autoridades científicas europeias para se encontrar uma vacina contra o novo coronavírus "o mais rapidamente possível", bem como a 'task force' constituída para "proteger e apoiar cidadãos europeus que se encontram em países terceiros e que carecem de proteção consular e de resgate para regressarem aos seus países de origem".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório