Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PSD de Figueira de Castelo Rodrigo propõe 15 medidas de apoio

Os vereadores do PSD na Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo propuseram ao executivo municipal a aplicação de um conjunto de 15 medidas destinadas a apoiar os cidadãos e a economia local devido à covid-19, foi hoje anunciado.

PSD de Figueira de Castelo Rodrigo propõe 15 medidas de apoio
Notícias ao Minuto

18:34 - 30/03/20 por Lusa

Política Covid-19

Os dois eleitos do PSD, Carlos Condesso e Alfeu Nascimento, justificam as propostas apresentadas ao executivo socialista presidido por Paulo Langrouva por considerarem que a situação excecional de emergência que se vive atualmente exige dos eleitos uma "atuação rápida" e "medidas radicais e solidárias" junto dos cidadãos, dos comerciantes, empresários e agricultores, para minimizar o "impacto terrível" que a calamidade está a provocar na economia.

Os vereadores do PSD consideram que a autarquia deve "pagar de imediato a todos os fornecedores locais os valores em dívida, cujos fornecimentos tenham sido efetuados até à primeira quinzena de março, por forma a aumentar a liquidez das empresas", e "reduzir o custo das tarifas da água, em pelo menos 50%, até ao final do ano", bem como "isentar o pagamento por igual período aos cidadãos com comprovada carência económica".

Não proceder ao corte do fornecimento de água a cidadãos e empresas que durante o período em que esteja em vigor o estado de emergência não tenham condições financeiras para efetuar o pagamento e pagar de imediato todos os apoios em atraso aos agricultores, resultantes das suas candidaturas ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Setor Agrícola e ao Empreendedorismo "Figueira + Verde" e "Empreende + Figueira", são outras das propostas.

O PSD sugere ainda que o município atribua um apoio financeiro suplementar a todas as instituições particulares de solidariedade social do concelho, que forneça "urgentemente aos lares de idosos 'kits' de equipamento de proteção individual na medida das suas necessidades" e que crie "uma Bolsa de Voluntários para ajudar na prestação de serviços nos lares do concelho e para apoiar todos os idosos que não tenham possibilidades de se deslocar a farmácias, supermercados e outros estabelecimentos de bens de primeira necessidade".

Isentar de taxas os vendedores do Mercado Municipal, vendedores ambulantes e feirantes durante o ano de 2020 e a isenção do pagamento das rendas das habitações sociais pertencentes à Câmara Municipal pelo período em que decorra o estado de emergência, são outras indicações.

No rol de propostas, o PSD também inclui a isenção, durante este ano, do pagamento das rendas às empresas instaladas no Ninho de Empresas do Conhecimento e no Pavilhão da Incubadora instalada na Zona Industrial de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório