Meteorologia

  • 05 JUNHO 2020
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

Miranda Calha. PS salienta "grande perda" para o partido e para Portugal

O PS considerou hoje que a morte do seu antigo secretário de Estado e deputado constituiu uma "grande perda" para o partido e para Portugal, salientando que teve participação ativa em todos os momentos importantes dos socialistas.

Miranda Calha. PS salienta "grande perda" para o partido e para Portugal
Notícias ao Minuto

21:24 - 28/03/20 por Lusa

Política Miranda Calha

Professor de profissão, licenciado em letras, natural de Portalegre, por três vezes secretário de Estado de governos socialistas e deputado pelo PS desde 1975 até à última legislatura (2015/2019), Júlio Miranda Calha faleceu hoje, aos 72 anos.

"Miranda Calha participou ativa e dedicadamente em todos os combates e em todos os momentos importantes da vida do PS. O desaparecimento de Miranda Calha constitui uma grande perda para o Partido Socialista e para Portugal", lê-se numa nota publicada pelo PS.

Nesta nota, o PS "manifesta profundo pesar pela morte do seu camarada Júlio Miranda Calha e apresenta à família e amigos as mais profundas condolências".

"Dirigente nacional do PS, Júlio Miranda Calha foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República entre 1976 e 2019. Foi vice-presidente da Assembleia da República, presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional e da Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local", referem os socialistas.

Como deputado, o PS lembra que Miranda Calha foi eleito para diversas organizações internacionais, das quais destaca a Assembleia Parlamentar da NATO, onde exerceu as funções de vice-presidente e de presidente da Comissão de Segurança e Defesa.

"Membro de vários governos, desempenhou funções como secretário de Estado da Administração Regional e Local, secretário de Estado do Desporto e ainda secretário de Estado da Defesa Nacional. A vida de Miranda Calha está profundamente ligada ao distrito de Portalegre, de onde era natural, por onde foi eleito deputado e de que foi governador Civil, tendo tido um papel fundamental no processo de transição e consolidação democrática", acrescenta-se no mesmo texto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório