Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

JS/Madeira defende renovação automática de estágios profissionais

Os estágios profissionais e programas ocupacionais de emprego na Madeira devem ser renovados automaticamente por mais nove meses, defendeu hoje o líder da Juventude Socialista da região autónoma, salientando que esta "medida excecional" fará diferença para os abrangidos.

JS/Madeira defende renovação automática de estágios profissionais
Notícias ao Minuto

18:58 - 27/03/20 por Lusa

Política Covid-19

"Esta é uma sugestão que vem complementar o muito que já foi e que está a ser feito. Uma medida que foi aplicada recentemente nos Açores e que devemos replicar na Madeira", defende Olavomara, que é também deputado na Assembleia da República, citado numa nota enviada à comunicação social.

A "medida excecional" a tomar face à pandemia de covid-19 "fará diferença para todos aqueles que estão abrangidos por estes estágios ou programas", é referido no comunicado.

Olavomara reconhece que é uma solução que abrange uma pequena parte da população, mas "que não deixa de se revestir de uma grande importância".

O líder da JS/Madeira apela, assim, ao Governo Regional, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, para que a medida seja acrescentada às já anunciadas, uma vez que "vai ao encontro da principal preocupação dos governos da República e Regional que é, após o combate direto à doença, manter os postos de trabalho e os rendimentos das famílias".

Com a renovação automática dos estágios profissionais e programas ocupacionais de emprego na Madeira devem manter-se "as mesmas e exatas condições à data do termo dos estágios, nomeadamente o valor da compensação pecuniária e os direitos e deveres de cada um", defende ainda Olavomara, salientando que, desta, forma mantém-se o rendimento das pessoas em questão.

Além disso, é acrescentado, retardar a finalização do estágio para um período em que a economia já esteja a recuperar permitirá que os estagiários tenham uma maior possibilidade de serem contratados, "o que, atualmente e nos próximos meses, não vai acontecer".

Para os estágios profissionais em entidades privadas, que são suportados em parte pelo Estado e pela entidade patronal, o líder da JS/Madeira defende que sejam assumidos na totalidade pelo Governo Regional, de forma a incentivar a sua prorrogação.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 112.200 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%). 

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Segundo o balanço de hoje da DGS, há 21 pessoas infetadas na Madeira. Ainda não há registo de mortes na região.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório