Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

"Liquidar o vírus" sim, "liquidar direitos" e despedimentos "não"

O secretário-geral do PCP fez hoje uma declaração, por vídeo, em que partilha a "esperança" de "dobrar a curva apertada" da pandemia covid-19, e avisa que "liquidar o vírus" não é "liquidar direitos" dos trabalhadores.

"Liquidar o vírus" sim, "liquidar direitos" e despedimentos "não"
Notícias ao Minuto

17:48 - 20/03/20 por Lusa

Política Jerónimo de Sousa

Num vídeo de quatro minutos divulgado pelo partido, Jerónimo de Sousa começa por "partilhar" com os portugueses "este sentimento de inquietação" face à situação causada pela pandemia e depois tem uma palavra de "esperança".

E partilha "a esperança" de que será possível "ultrapassar as dificuldades e perigos que aí estão, onde as palavras têm de dar lugar à acção, às medidas de prevenção e de tratamento clínico que salvaguardem a vida, a saúde e os direitos", afirmou.

"Perguntam-nos até quando. Só temos uma certeza: havemos de dobrar esta curva apertada", disse Jerónimo de Sousa no vídeo, onde surge num fundo cinza, ao lado das bandeiras de Portugal e do PCP, pedindo "coragem e determinação" aos portugueses na resposta ao surto.

Mas além das palavras de "esperança", Jerónimo de Sousa deixou algumas exigências, como investir no Serviço Nacional de Saúde (SNS), e um aviso ao Governo e patrões.

"Combater e liquidar o vírus sim, mas é inaceitável em nome disso, liquidar direitos, cortar salários, fazer despedimentos, impor a lei da selva. A situação impõe a emergência da proibição imediata dos despedimentos e da adoção de medidas de salvaguarda dos direitos", afirmou ainda.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório