Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Visita do Presidente Marcelo à Madeira deve ser adiada

A visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à Madeira, prevista para 27 de março, deve ser adiada na sequência da pandemia do Covid-19, disse hoje o chefe do Governo Regional.

Covid-19: Visita do Presidente Marcelo à Madeira deve ser adiada
Notícias ao Minuto

12:45 - 12/03/20 por Lusa

Política Governo Regional

"Penso que no atual contexto será difícil ele [Presidente da República] vir" à Madeira, declarou Miguel Albuquerque no âmbito da conferência de imprensa convocada hoje pelo Governo da Madeira para anunciar medidas adicionais de prevenção da pandemia na região.

O governante madeirense destacou as várias medidas decididas e anunciadas quarta-feira pelo executivo insular que incluem a "suspensão dos eventos públicos e grandes aglomerações até o dia 30 de abril" e lembrou que "a visita do Presidente da República estava prevista para 27 de março"

"Portanto, penso que o Senhor Presidente vai com certeza adiar a sua deslocação aqui à Madeira, até para evitar grandes aglomerações de pessoas", sublinhou.

Estava agendada a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à Madeira a 27 de março para participar em vários eventos que integram programa dos 600 anos da descoberta da ilha, entre os quais uma sessão na Assembleia Legislativa da Região.

A decisão do adiamento dessa visita cabe à Presidência da República.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, na quarta-feira, a doença Covid-19 como pandemia. A OMS justifica a declaração de pandemia com "níveis alarmantes de propagação e inação".

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 pessoas infetadas.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

Na Madeira ainda não foi oficialmente registado qualquer caso, tendo ocorrido apenas cinco situações de pessoas com suspeita de infeção, cujos exames revelaram-se negativos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório