Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"A corrupção também é um vírus que corrói a nossa sociedade"

Na opinião de Joaquim Jorge, “há outros assuntos bem mais importantes” que, com o Covid-19, “estão a passar para segundo plano”.

"A corrupção também é um vírus que corrói a nossa sociedade"
Notícias ao Minuto

12:55 - 09/03/20 por Notícias Ao Minuto

Política Corrupção

Joaquim Jorge, num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto e intitulado ‘Aterrador’ fez um paralelismo entre dois temas que têm estado em destaque nas últimas semanas em Portugal: corrupção e Covid-19.

“Nestes dias de epidemia e psicose do coronavírus, em que me vem à ideia a epidemia da peste ou, mais recentemente, o ébola, que foram muito mais letais […] há um sentimento de alarme que a comunicação social alimenta. Há razões para alguma inquietação e necessidade de estar alerta mas não há razão nenhuma para entrar em pânico e a histeria propaga-se muito mais depressa que o vírus”, começa por dizer o fundador do Clube dos Pensadores para, de seguida, passar ao ‘ataque’ à corrupção.

“Há outros assuntos bem mais importantes que estão a passar para segundo plano. A corrupção em Portugal é uma espécie de vírus do comportamento muito contagioso. Infelizmente muitos portugueses estão com esta enfermidade. Como diz António Barreto, ‘a política atualmente é tóxica’”, afirma Joaquim Jorge, antes de recordar alguns casos que têm marcado a atualidade.

“Há corrupção nos banqueiros, empresários, dirigentes do futebol, escritórios de advogados, sociedades de consultadoria e auditoria, departamentos governamentais, autarquias. Os casos sucedem-se."

"Agora também é na Justiça, mas não é por punir os responsáveis e apurar os destinos dos seus rendimentos. A justiça no seu funcionamento interno. Nem os juízes escapam a esta ideia que se está a generalizar que, ‘poucos escapam’, isto é, ‘um “forrobodó’”, atira.

É o caso, diz o também biólogo, do Tribunal da Relação de Lisboa. O que tem vindo “a lume é aterrador, tenebroso e tétrico! Sorteios falsificados, sentenças pagas e veredictos manipulados. A corrupção em Portugal também é um vírus que corrói a nossa sociedade e hipoteca o futuro do país”, conclui Joaquim Jorge.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório